O ano de 2008 já passou e  muito rápido. Agora temos que pensar na temporada de 2009 e planejar as novas metas para os próximos 190 e poucos dias que nos restam. Não importa se o seu objetivo é uma prova de 10 quilômetros ou uma maratona, mas para começar o ano bem é preciso tomar cuidado.

Quem fez base no final do ano e irá competir já no início de 2009, ou, para quem descansou no fim de 2008 e irá fazer treinos leves, seguem algumas dicas importantes para evitar lesões e começar 2009 bem preparado. Por isso entenda um pouco sobre as lesões e depois saiba como preveni-las.

O que é uma lesão muscular? As lesões podem ocorrer de três formas:

1) estiramento (quando as fibras musculares se alongam);
2) inflamação (as fibras incham e podem ocorrer hematomas);
3) rompimento total das fibras, ou seja, há uma descontinuidade do tecido muscular.

Tipos de fibras musculares – Nós possuímos dois tipos de fibras musculares. São as fibras do tipo I, vermelhas, ou, fibras lentas e as fibras do tipo II, fibras brancas, ou, de contração rápidas.

  •  Fibras tipo I: conhecidas como vermelhas e lentas, têm baixa velocidade de contração, porém, grande força de contração. Elas funcionam aerobicamente e são resistentes à fadiga;

  •  Fibras tipo II: conhecidas como fibras rápidas ou brancas, são subdivididas em dois tipos, de acordo com seu nível de atividade metabólica. Ambos os tipos são fibras de contração rápida e têm elevadas força e velocidade de contração.

    Formas de ganho de condicionamento físico – Para ganhar condicionamento, não só com a corrida, é preciso fazer musculação. Mas para isso, trace o seu objetivo:

    1) para resistência: muitas repetições e pouca carga

    2) para ganho de massa muscular: poucas repetições e muita carga

    Observação: seu treinador deve fazer testes de carga máxima e orientar no seu treinamento, nunca saia levantando peso sem orientação, se isso acontecer há grandes probabilidades de lesão e mal condicionamento.

    Prevenção de lesões musculares – As lesões musculares podem ser evitadas através de um bom condicionamento físico, aeróbico, onde damos ênfase no trabalho de força e resistência muscular, não esquecendo o trabalho de alongamento antes e depois da atividade física.

    As principais causas de lesão são: o treinamento físico inadequado, a retração muscular acentuada, desidratação e nutrição inadequada. Por isso respeite seu corpo e seu limite, quando der sinais de cansaço, estresse, ou algum sintoma anormal procure seu treinador, ele será a melhor pessoa para lhe orientar e indicar a solução.