Atualmente muito tem se falado em exercícios de propriocepção, quem nunca se deparou, quando fez algumas sessões de fisioterapia, o Fisioterapeuta falando de uma técnica de propriocepção?

 

Mas a propriocepção é para ser feita apenas quando você faz suas sessões de fisioterapia ou após uma reabilitação, quando o atleta volta a praticar uma atividade física? Ele ainda precisa da propriocepção?

 

 

Como funcionam os exercícios de propriocepção:

 

A qualidade do corpo e sua relação com o meio ambiente são medidas através do fenômeno de sensação. Cada modalidade sensorial tem um fim orgânico que responde a estímulos característicos. Os estímulos são convertidos em potenciais elétricos e são conduzidos ao longo das fibras nervosas especificas para cada modalidade sensorial. Propriocepção pode ser considerada uma variação especializada no sentido do toque e da sensação do movimento articular e posição articular no espaço.

Em todas as nossas articulações possuímos mecanoreceptores, estes que podem ser de adaptações lentas e adaptações rápidas.

Os exercícios de propriocepção são fundamentalmente importantes para manter normal a cinética das articulações.

 

Em quais situações posso utilizar de exercícios de propriocepção?

 

Quando o atleta sofre um entorse de tornozelo, joelho, luxação de ombro, cirurgias de ligamentos, fraturas por estresse, fraturas, ou seja , em lesões osteomioarticulares.

P.S: SEMPRE INICIE ALGUM TIPO DE EXERCÍCIO DE PROPRIOCEPÇÃO SOB ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL ESPECIALIZADO.

 

Seguem alguns exemplos de exercícios de propriocepção:

 

equilíbrio no BALANCE DYSC

estímulos e propriocepção

chinelos de propriocepção

prancha de propriocepção.

 

Posso utilizar algum esporte como um exercício de propriocepção?

 

Minha resposta é sim. Aconselho e acredito em bons resultados  que este pode trazer, mas é importante salientar que para o atleta realizar estes exercícios ele tem que estar em  plena forma física e utilizar esta outra forma de complementação como uma atividade que o ajudará a ter uma melhor consciência corporal.

Neste tipo de esporte, acho muito grande a importância do trabalho dos pés, onde a propriocepção pode ser utilizada na articulação do tornozelo, pois a apreensão feita com os artelhos pode ser de 2 maneiras: uma de fixação na pedra e outra como forma de impulsão (em associação com outras estruturas do corpo ).

A escalada trabalha a consciência corporal do atleta, fazendo com que ele fique atento ao seu próprio corpo, sua posição no espaço e fará estímulos à todas estruturas do corpo, de forma a complementar seus treinamentos.

 

A escalada indoor é um esporte que mexe com quase toda a estrutura muscular do corpo. Aumenta a resistência, trabalha pernas, braços e abdômen e ajuda a alongar o corpo. Também auxilia a desenvolver o equilíbrio, a coordenação motora, a concentração, o raciocínio e consciência corporal.