O ciclismo pode ser uma boa resposta aos atletas de corrida que estão lesionados, fazendo com que eles mantenham o condicionamento físico, pois tanto na corrida quanto no ciclismo, trabalhamos os mesmos músculos: quadríceps, panturrilha, glúteos, posteriores da coxa (isquitibiais), entre outros.

Quando o atleta tem alguma lesão na corrida, a primeira atitude que o mesmo tem a tomar é diminuir o impacto durante os treinamentos. No ciclismo não há impacto e o atleta tem os mesmos ganhos cardiovasculares da corrida, além de trabalhar outras articulações.

O movimento de pedalada identifica-se com o da corrida e faz com que o atleta tenha mais agilidade. No ciclismo trabalhamos os membros superiores podendo melhorar a postura durante da corrida, sem contar ainda no trabalho dos músculos expiratórios e inspiratórios utilizados em demasia, gerando um melhor condicionamento físico.

E a recíproca também é verdadeira. O atleta de ciclismo que quiser melhorar seu desempenho, também pode usar a corrida como um complemento ao seu treinamento. Lembre-se que é de suma importância a orientação de um profissional de educação física nos seus treinos.

Principais lesões na corrida:

*Tendinite no Tendão Aquileu: tendão aquileu é o maior tendão do corpo humano e pode suportar tensões de até 450 kg. As lesões são mais freqüentes em indivíduos entre 30 e 45 anos e isso está associado diretamente com a sobrecarga de treino.

Esta acontece com o aumento súbito da corrida e da velocidade, acréscimo de aclives e declives nos treinos, tempo de treino elevado e alterações anatômicas de pé e tornozelo.

*Fasciíte Plantar: é a inflamação da fáscia plantar de origem traumática. A fáscia plantar é uma estrutura que dá tensão e mantém a arcada óssea do pé estável. A dor da fasciíte é freqüentemente confundida como sendo do esporão calcâneo.

O esporão calcâneo faz parte do quadro da fasciíte plantar e se caracteriza por um crescimento ósseo no calcâneo; mas, é importante salientar que o esporão não ocorre na fáscia plantar e sim no músculo flexor anterior dos dedos à qual é adjacente à fáscia.

Relativamente raras em incidência, mais comumente causada por traumas diretos,o “overuse” de treino ou o ajuste inadequado da bicicleta, faz com que o ciclismo também tenha suas lesões. Por isso é importante ficar atento.

*Dor Anterior no Joelho (síndrome patelo femoral): é uma dor de início insidioso, na região peri ou retropatelar, que agrava-se em determinadas atividades, como por exemplo subir ou descer escadas. Ela ocorre quando se aumenta o treino subitamente, quando há retração da musculatura que age no joelho (mais comuns no quadríceps) e também quando há fraqueza destas mesmas musculaturas.

*Tendinite Patelar: é a dor ao longo do tendão e é mais comum ocorrer no pólo inferior da patela.

*Síndrome da Banda Íleo Tibial: é a dor na região lateral do joelho (comum em atletas de corrida). Esta dor é causada pela fricção da banda no epicôndilo lateral, mais comum nos ângulos entre 30 e 45 graus de flexão. A causa é a biomecânica incorreta da bicicleta, tais como altura do selim e a rotação do pedal.

Mantenha-se sempre informado junto a seu treinador sobre possíveis dores causadas pelo seu treino. Ele é a pessoa mais adequada que lhe irá ajudar e corrigir eventuais problemas em seu esporte.