Dor nas costas X Prática de esportes

Quem nunca ouviu falar que alguma pessoa sente dor nas costas? Quem, propriamente, nunca sentiu dor nas costas?

Seja você um atleta amador, atleta de fim de semana ou até mesmo um atleta profissional, já sentiu ou com certeza irá sentir aquela dorzinha na região lombar, torácica e/ou cervical.

O termo  “dor nas costas”, é conhecido popularmente, mas o correto seria dizer: LOMBALGIA, CERVICALGIA ou DORSALGIA. Estas são uma das causas de morbidade ou incapacidade funcional. Cerca de 70% a 80% da população mundial teve ou irá ter dor nas costas ao longo de sua vida.

De forma preventiva, a atividade física contribui imensamente no tratamento. Nem mesmo atletas ou praticantes de corridas de longa distância estão imunes à ela. Atletas de natação também têm grandes probabilidades de sentir dor nas costas, devido à biomecânica do nado.

As principais causas da dor nas costas são:

  • Excesso de peso;
  • Excesso de gordura abdominal;
  • Fraqueza abdominal;
  • Encurtamento da musculatura posterior das pernas;
  • Encurtamento da musculatura lombar;
  • Joelho varo ou valgo excessivos;
  • Utilização inadequada de palmilhas;
  • Utilização de tênis inapropriado para seu tipo de pé.

 

 

Pessoas sedentárias também estão susceptíveis a dor nas costas. A musculatura da região lombar, quando estimulada, (pela falta de força ou falta de alongamento), provova espasmos, causando motivos àquela conhecida frase: “…MINHAS COSTAS TRAVARAM”. É o que comumente ouço em minha rotina de atendimento na Clínica.

No ciclismo, não é diferente: a biomecânica do atleta na bike, faz com que haja um excesso de “stress” na região lombar, dorsal alta e cervical, tornando também os atletas de ciclismo a sentirem dores nas costas.

Quando isso ocorrer, a melhor atitude é procurar um médico, iniciar um trabalho de exercícios regularmente, sessões de alongamento, isto é, começar a ter objetivos de mais qualidade de vida. Um profissional de educação física é a pessoa ideal para orientar nos seus exercícios.

Em casos agudos de dor, o repouso é sempre benvindo. É indispensável, nesses casos, a orientação médica e a fisioterápica, pois ajudará bastante.

Lembrando que, a dor nas costas não é incapacitante quando precocemente diagnosticada e tratada.

Atividades físicas são bons tratamentos. O atleta de corrida com dor nas costas, deve alongar bastante a musculatura posterior e lombar e sempre trabalhar bastante a musculatura abdominal, pois ela dá sustentação e estabilidade durante seus treinos de corrida e competição, diminuindo assim a probabilidade desse “fantasma” que incomoda muitas pessoas.

BONS TREINOS! E, para quem ainda não iniciou uma atividade física, esta é a hora!

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