Atualmente muito tem se falado em exercícios de propriocepção. Quem nunca se deparou, quando fez algumas sessões de fisioterapia, o profissional falando de uma técnica de propriocepção? Mas é preciso alguns cuidados na hora de escolher essa técnica. A propriocepção é para ser feita apenas nas sessões de fisioterapia ou após uma reabilitação, quando o atleta volta a praticar uma atividade física?

Entenda como funcionam os exercícios de propriocepção:

A qualidade do corpo e sua relação com o meio ambiente são medidas através do fenômeno de sensação. Cada modalidade sensorial tem um fim orgânico que responde a estímulos característicos. Os estímulos são convertidos em potenciais elétricos e são conduzidos ao longo das fibras nervosas especificas para cada modalidade sensorial.

Propriocepção pode ser considerada uma variação especializada no sentido do toque e da sensação do movimento articular e posição articular no espaço. Em todas as nossas articulações possuímos mecanoreceptores, que podem ser de adaptações lentas e adaptações rápidas. Os exercícios de propriocepção são de extrema importância em manter a cinética das articulações em condições normais.

Quando usar – Quando o atleta sofre um entorse de tornozelo, joelho, luxação de ombro, cirurgias de ligamentos, fraturas por estresse, fraturas, ou seja, em lesões osteomioarticulares.

Importante: Sempre inicie algum tipo de exercício de propriocepção sob orientação de um profissional especializado.

A escalada como propriocepção:

A escalada “indoor” é um esporte que mexe com quase toda a estrutura muscular do corpo. Aumenta a resistência, trabalha pernas, braços e abdômen e ajuda a alongar o corpo. Também auxilia a desenvolver o equilíbrio, a coordenação motora, a concentração, o raciocínio e a consciência corporal.

Aconselho e acredito em bons resultados em que este esporte pode trazer, mas é importante salientar que, para o atleta realizar estes exercícios, ele tem que estar em sua plena forma física, e utilizar esta outra forma de complementação como uma atividade que o ajudará a ter uma melhor consciência corporal.

Neste tipo de esporte, é muito grande a importância do trabalho dos pés, onde a propriocepção pode ser utilizada na articulação do tornozelo, uma vez que a apreensão feita com os artelhos pode ser de duas maneiras: uma de fixação na pedra e outra como forma de impulsão (em associação com outras estruturas do corpo).

A escalada trabalha a consciência corporal do atleta, fazendo com que ele fique atento ao seu próprio corpo, sua posição no espaço e fará estímulos a todas ascestruturas do corpo, de forma a complementar seus treinamentos.