ESPORTES DE AVENTURA: COMO PREVENIR POSSÍVEIS LESÕES

 

Uma das coisas mais importantes para se viver uma atividade “outdoor” é evitar lesões. Dependendo do local, o socorro e os primeiros socorros podem demorar um pouco a chegar, por isso a prevenção é o melhor remédio.

 

Quando um atleta vai praticar uma atividade “outdoor“ é importante que ele esteja familiarizado com o local da competição, onde ele poderá encontrar possíveis armadilhas. A alimentação, a hidratação,  o aquecimento prévio e pós competição são alguns elementos que o ajudarão a prevenir lesões durante o esforço físico.

 

Durante a prática esportiva, não basta apenas um corpo saudável. É fundamental ter uma atitude saudável, respeitando os procedimentos de segurança, o meio ambiente, os outros e a sua própria vida. Mesmo pessoas experientes, acostumadas à atividades de aventura, devem respeitar todas as regras com a máxima atenção, para não correrem riscos desnecessários .

 

AQUECIMENTO E ALONGAMENTO

 

Como foi dito anteriormente, o aquecimento prévio e o alongamento ajudarão o atleta a prevenir lesões, mas sei e vejo em minha prática clínica, que isto não é muitas vezes levado a sério e muitos atletas não o fazem.

 

Nunca devemos deixar na posição de alongamento por mais que 30 a 35 segundos, pois a partir deste período, o músculo não terá mais o alongamento, e sim um relaxamento, relaxamento este impróprio aos atletas. Através do alongamento pode-se obter uma melhora na resistência muscular e na mobilidade das articulações, assim como também estimular a coordenação e o equilíbrio. A flexibilidade é de suma importância para um melhor desempenho. Todo exercício de alongamento melhora a flexibilidade. Alongar-se, portanto, é de fundamental importância para a diminuição da rigidez e o encurtamento muscular, condições essas limitantes dos movimentos.

 

Quando feitos de maneira adequada, os alongamentos trazem os seguintes benefícios:

 

-reduzem as tensões musculares;

-relaxam o corpo;

-proporcionam maior consciência corporal;

-deixam os movimentos mais soltos e leves;

-previnem as lesões;

-preparam o corpo para as atividades físicas;

-ativam a circulação.

 

Como deve ser feito?

 

A respiração é fundamental: quando se respira fundo aumenta-se o relaxamento muscular. É a respiração que dá o ritmo ao exercício e por isso deve ser lenta e profunda.

 

Deve-se respeitar os seus limites. Forçar o alongamento pode causar lesões nos músculos e tendões. Não se preocupe em alongar até ao limite. Aos poucos você vai ganhar flexibilidade.

 

Regularidade e relaxamento são ingredientes obrigatórios para um bom alongamento. Os alongamentos conseguem esse resultado por aumentarem a temperatura da musculatura e por produzirem pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que revestem os músculos.

 

 

CUIDADO COM OS PÉS:

 

Uma das lesões mais comuns durante a prática dos esportes de aventura é a torção. Entorse pode ser uma sobrecarga grave, estiramento ou laceração de tecidos moles como cápsula articular, ligamentos, tendões ou músculos. Porém esse termo é freqüentemente usado em referência especifica a lesão de um ligamento, recebendo a seguinte graduação :

– Grau I – ligamento preservado, dor leve ligamentar e edema local.

– Grau II – frouxidão ligamentar, dor intensa, edema difuso + hematoma.

– Grau III – ruptura ligamentar parcial ou total, provável fratura por avulsão, dor intensa, instabilidade, edema difuso e hematoma. O fatores que fazem com que o atleta tenha um entorse de tornozelo são: musculatura fraca, tênis inapropriado, ligamentos frouxos do tornozelo, dentre outros. Um outro problema que pode acarretar um empecilho no atleta são as bolhas nos pés, para que isso não ocorra mantenha sempre que possível um tênis confortável e se utilize de cremes hidratantes.