Você é um supinador? Tome cuidado extra com o aparecimento de neuromas. É um pronador? Fique ligado em dores no quadril ou no menisco. Tem pisada neutra e se acha muito sortudo? Então não dê mole, porque os riscos de você sofrer uma lesão são menores, mas existem.

Aqui a gente lista os principais probleminhas que você pode ter sendo um pronador, supinador e mesmo com pisada neutra. O fisioterapeuta David Homsi, da clínica Dr. Osmar Oliveira, lembra que é importante observar não só a maneira como o corredor se movimenta, mas também características físicas como peso, estrutura da coluna e distribuição da massa. ‘Essas características vão acentuar os desequílibrios identificados na pisada’, explica o especialista.

Um bom tênis, apropriado às suas características, pode não corrigir todos os problemas, mas certamente irá controlar boa parte deles, evitando lesões acentuadas. Alongamento e aquecimento antes da atividade física também são recomendados.

Veja aqui um guia das lesões mais comuns aos corredores, parte 1 e parte 2. E a importância de se determinar o tipo de pisada aqui.

Pronadores

A maioria sofre de pés chatos, o que aumenta as chances de desenvolverem processos inflamatórios, como tendinites. ‘As mais comuns são do tendão aquíleo, da fáscia plantar e a da patela. Isso porque pés chatos irradiam o impacto da pisada nos músculos, ossos e articulações dos próprios pés e pernas’, explica David.

Além disso, pronadores costumam rotacionar a tíbia, virando os joelhos para dentro. Esse desarranjo pode provocar dores no menisco e mesmo na região lombar, quando o quadril tenta compensar o desequilíbrio do joelho.

Supinadores

Com tendência a terem pés cavos (com a curva interna muito acentuada), supinadores devem se preocupar especialmente neuromas de Morton, que aparecem quando o impacto da pisada comprime os nervos próximos aos dedos.

‘Fratura por estresse também aparecem, principalmente do calcâneo, do segundo metatarso e da tíbia’, completa o fisioterapeuta.

Neutros

Ok, vocês têm a pisada correta, sem nenhum desequilíbrio nos pés. Mas ainda assim podem desenvolver todas as lesões acima, caso utilizem calçados impróprios ou se esqueçam do bendito alongamento. Fique de olho em dorezinhas que insistem por vários dias e consulte um médico se sentir qualquer problema.

Escrito por: Rachel Juraski, Nike Blogger