Quem gosta de esporte já deve ter visto alguns atletas com algumas umas fitas adesivas coloridas coladas diretamente no corpo durante as competições. Pelo menos os atletas do vôlei, atletismo e tênis viraram adeptos dessa novidade. Trata-se de bandagens elásticas, coloridas ou não, conhecidas por Kinésio Taping. Mas, para que servem essas bandagens?

Alguns meios de comunicação falaram de forma errônea sobre as bandagens. Já ouvi até quem dissesse que as fitas eram esparadrapos e que cada cor teria uma função diferente. Tudo mentira. As cores não interferem ou diferem no tratamento através da bandagem.

O Kinésio Taping é uma técnica usada no oriente há alguns anos e agora chegou ao ocidente. Estas bandagens são utilizadas como um adendo à reabilitação de atletas e na fisioterapia. Além disso, as bandagens também podem ser usadas no tratamento das desordens funcionais e na redução de edemas.

A terapia através das bandagens elásticas é feita a partir de faixas elásticas adesivas com o objetivo de dar apoio ou suporte externo aos músculos, sem limitar a ação dos mesmos. Através dela conseguimos relaxar uma musculatura tensa, conseguimos também tencionar uma musculatura relaxada e diminuir a dor através da reposição de uma articulação.

O método não consiste em simplesmente “aplicar” as bandagens. Para aplicar é necessário fazer um trabalho conjunto (terapeuta e atleta) para iniciar corretamente o tratamento mais adequado.

Em atletas de corrida, por exemplo, o uso das bandagens elásticas é de suma importância principalmente após os treinos. Isto, porque as bandagens aplicadas corretamente servem para relaxar os músculos do membro inferior.

Além disso, também é possível usar a bandagem para aplicar uma técnica de dilatação nasal que melhora a respiração durante a corrida, além de outras funções que variam de acordo com a necessidade pessoal de cada atleta.

Vale lembrar que o atleta pode competir e treinar com a bandagem aplicada ao corpo. Ela consegue ter aderência e eficácia por até quatro dias e não é necessário removê-la para tomar banho. As fitas também não possuem nenhuma substância química, ao contrário de algumas bandagens já conhecidas no Brasil. A eficácia do Kinésio Taping está na forma como é colocada.

Sobre as cores, parece que o jogador de futebol David Beckham apareceu com uma bandagem rosa durante um treino. Mas como disse anteriormente, as cores não influenciam no tratamento. É uma questão de gosto. Porém, para os orientais, por causa da cromoterapia, cada pessoa deve usar um tipo de cor específica.