Mesmo em crescimento no Brasil, o golfe é uma esporte que conta com muitos adeptos. Um exemplo é que em cada 10 pessoas, que começam a praticar o esporte, oito continuam. Para quem pensa que no golfe os atletas jogam apenas cerca de 29 minutos, se enganam. Durante esse esporte, o atleta percorre em média um percurso de cinco horas e deve vencer os 18 buracos do campo.

Também não podemos esquecer, que normalmente esses atletas enfretam horas de viagens para as competições, usam o tempo com alongamento e aquecimento muscular e, além disso, na grande maioria das vezes, treina após os jogos. Tudo isso também pode aumentar ainda mais as chances de lesão se não houver uma orientação. Os problemas mais comuns relatados pelos praticantes de golfe são: dores na região lombar, costas e pernas.

Vale lembar ainda que no golfe o que mais provoca lesões é a falta de condicionamento físico e a biomecânica incorreta dos atletas. Isso porque, a maioria dos praticantes é sedentária, sem preparo físico adequado. Por isso, os elementos que devem ser observados e feitos de maneira correta durante o golfe, para evitar lesões são: SWING (tacada), EQUILÍBRIO, FORTALECIMENTO E ALONGAMENTO MUSCULAR.

Para se ter uma idéia, na tacada (conhecida por Swing) a força é transmitida por todo corpo, desde as pernas, braços, costas e principalmente a musculatura oblíqua do abdomen. Por isso é de extrema importância trabalhar o alongamento e fortalecimento da musculatura paravertebral e diafragma através de exercícios respiratórios. Ao trabalhar toda essa musculatura associada a biomecânica correta durante a fase do swing, o atleta pode chegar a perfeição.

No próximo artigo vou relatar sobre as principais lesões que acometem o atleta de golfe.

Até lá,

Ft.David Homsi