Ft.David Homsi posta comunicado do CREFITO – SP à Rede Glogo de Comunicação

A:

Roberto Irineu Marinho, Presidente das Organizações Globo

Manoel Carlos, autor da novela Viver a Vida

Fabrício Mamberti, Diretor Geral da novela Viver a Vida

Jayme Monjardim, Diretor de Núcleo da novela Viver a Vida

 

Caros Roberto, Manoel, Fabrício e Jayme:

Em primeiro lugar, gostaríamos de parabenizar a Rede Globo de Televisão pela alta qualidade de seus programas. No entanto, no dia 16/11/2009 a Globo veiculou um diálogo na novela Viver a Vida que entendemos ser inapropriado e desrespeitoso para com os profissionais da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional. Em especial foi dito:

DR. MORETTI: Agora, seu programa de reabilitação! Esse aqui é o Dr. Alexandre, seu fisiatra.
DR. ALEXANDRE: Olá, Luciana!
LUCIANA: Olá! Tudo bom?
DR. ALEXANDRE: Tudo, e com você?
LUCIANA: Hum. Ó, já vou logo avisando que eu sou mais bonita do que sou aqui, tá?
(Dr. Alexandre e Dr. Moretti riem)
DR. MORETTI: O Dr. Alexandre, ele vai comandar toda a sua reabilitação. Ele vai programar a sua fisioterapia, terapia ocupacional e outras necessidades. Enfim, ele vai monitorar e acompanhar a sua recuperação até o fim.
(Luciana sorri)
DR. ALEXANDRE: O tratamento é lento. Ele requer muita disciplina e força de vontade. Você vai ter que ter paciência, mas podemos começar os exercícios de fisioterapia hoje mesmo, tudo bem? Luciana, estamos todos juntos e empenhados.

A Constituição Federal determina que o cidadão é livre para fazer o que quiser a menos que uma lei explicitamente o proíba. Isso inclui o exercício de qualquer profissão ou ofício. As profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional estão regulamentadas no Brasil desde 1969 pelo Decreto-lei nº 938. De acordo com esses regramentos, apenas os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais podem diagnosticar, prescrever e executar tratamento em suas respectivas áreas de atuação, de forma autônoma.

Admiramos e aplaudimos as virtudes dos médicos, mas cabe a eles a prescrição medicamentosa e a intervenção cirúrgica. O diálogo veiculado na novela Viver a Vidaestimula o exercício ilegal das profissões de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais por médicos com especialidade em fisiatria.

Os modernos sistemas de saúde do mundo estão fundamentados na oferta dos serviços de saúde por equipes multidisciplinares, onde cada profissional respeita e admira as virtudes que cada um agrega à vida saudável. Nesse sentido, os 150 mil fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais se sentiram ofendidos com o diálogo veiculado na novela, no qual o médico fisiatra deixa claro que o fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional atuarão sob sua tutela. As decisões sobre tratamentos de reabilitação são tomadas de forma consensual entre os membros das equipes multidisciplinares de saúde e não de forma hierárquica, como mostrado no diálogo acima. Ao contrário do que é afirmado, o fisiatra não possui a prerrogativa legal e muito menos as habilidades e competências para coordenar e prescrever os serviços de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

O Estado brasileiro realiza hoje 1 bilhão de consultas médicas no SUS, com duração máxima de 5 minutos. Essas consultas estão gerando meio bilhão de exames a um custo bilionário com medicamentos. No entanto, temos 50 milhões de portadores de doenças crônicas e ainda vivemos uma década a menos do que poderíamos. A solução para os graves problemas de saúde do Brasil inclui a oferta de serviços das equipes multidisciplinares de saúde à população.

Contamos com a sensibilidade de Vossas Excelências para que o Brasil possa admirar e aplaudir as virtudes dos profissionais da saúde. Não temos dúvida que o Brasil mais uma vez terá a oportunidade de assistir às virtudes que as ciências da Fisioterapia e Terapia Ocupacional oferecem na reabilitação das milhares de vítimas dos acidentes de carros. Contamos com a pronta recuperação da personagem Luciana, interpretada pela atriz Alinne Moraes. A recuperação de seus movimentos devolverá e dará vida com graciosidade a essa bela personagem. O sucesso da cirurgia feita pelas mãos do brilhante neurocirurgião Dr. Moretti, a correta prescrição medicamentosa do excelente fisiatra Dr. Alexandre, completada pela atuação brilhante do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional é a materialização da vida que clama pelo respeito e pela paz nas equipes multidisciplinares de saúde.

Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo