Por Ft. David Homsi

O joelho é uma articulação cujas funções são de absorver a energia cinética gerada pelo contato dos membros inferiores ao solo e transmitir o movimento aos demais seguimentos do corpo. Isto é feito através de dois mecanismos básicos: a chamada contração muscular excêntrica, onde a fibra muscular contrai e alonga-se, resistindo ao movimento e aos graus de flexão durante o movimento.

A famosa e muito comentada dor na face anterior do joelho é frequentemente atribuída a patologias conhecidas tais como: condromalácia patelar ou síndrome da dor femuropatelar. Uma vez que essas patologias não são diagnosticadas pelo exame clínico, uma segunda causa pode ser a Hoffite, ou seja, Síndrome de Hoffa.


A síndrome de Hoffa é caracterizada pelo desenvolvimento de alterações inflamatórias crônicas da gordura infrapatelar hipertrofiada. Essa gordura fica nos espaços fêmoro-tibial e fêmoro-patelar, logo atrás do tendão patelar.

Suas causas variam e podem ser desde um trauma agudo, como batidas do joelho contra uma superfície dura inflamando assim a Hoffa, ou até mesmo com traumas repetitivos da patela contra o fêmur, geralmente causado em atletas de corrida e também em pessoas que possuem patela alta.

Os principais sintomas encontrados nessa lesão são: dor anterior joelho, dificuldade na extensão do joelho, dor ao toque na região inferior da patela e dificuldade ao praticar esportes, por exemplo, de explosão.

Tratamento – Consiste em diminuir o processo inflamatório (por medicamentos prescritos pelo médico) e condutas fisioterápicas, como por exemplo, alongamento da musculatura que age no joelho tanto agonistas quanto antagonistas, além do retorno gradual na prática esportiva.

Em casos mais crônicos, algumas pessoas optam pelo tratamento do TOC, ou seja, tratamento ou terapia por ondas de choque, mas nestes casos é sempre bom ter o acompanhamento de um profissional habilitado para o tratamento.