Estratégias de hidratação

 Por: GSSI – Gatorade Sports Scientific Institute em parceria com Ft. David Homsi

A hidratação adequada contribui e muito para um melhor rendimento na atividade física e para a boa saúde.

Conhecer o seu corpo é o primeiro passo para permanecer hidratado, evitando a desidratação e a super-hidratação.

Um plano de reposição de líquidos inteligente inclui dois aspectos importantes:

  1. Quanto suamos?
  2. Quanto precisamos beber para repor o que perdemos com o suor?

Quem sabe o quanto sua durante o exercício físico consegue entender melhor quanto de líquido precisa repor. As taxas de suor podem variar dependendo do clima ou da intensidade do exercício.

Uma boa maneira de se medir o índice do suor por hora é a seguinte:

Peso perdido durante o exercício (em gramas)

+

A quantidade de líquidos consumidos durante o exercício (em mL)

=

Quanto DEVERIA beber (em mL)

Por exemplo, se um indivíduo perde 700g (700ml) durante uma hora de exercício e consome 300ml, deveria beber 700ml + 300ml, ou seja, 1000ml por hora de exercício. De acordo com este exemplo, a próxima vez que fizer um exercício similar a este a ingestão de líquidos deve ser de 200ml a cada 15 minutos.

Hidratação antes, durante e depois da atividade física

ANTES do EXERCÍCIO: – 4 horas antes: 5 a 7 ml / Kg peso

– 2 horas antes: aprox. a 5 ml / Kg peso

DURANTE o EXERCÍCIO: Utilize sua alteração de peso e ingestão de líquidos durante a atividade física e planeje seu programa de reposição de líquidos

APÓS o EXERCÍCIO: 1,5 L / kg de peso perdido durante o exercício

Fonte: ACSM, 2007.

A desidratação pode ser evitada

A ingestão da quantidade adequada de líquidos antes, durante e após o exercício manterá a maioria das pessoas bem hidratada e sem riscos para a saúde.

Fonte: GSSI – Gatorade Sports Science Institute (www.gssi.com.br)

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