Por GSSI em parceria com Ft.David Homsi

O consumo adequado de líquidos antes, durante e depois a prática de uma atividade física é uma prática nutricional de fundamental importância para otimizar o desempenho e proteger a saúde e o bem-estar de quem está se exercitando.

Nosso corpo é formado basicamente de água, que corresponde a 60% do nosso peso. Quando estamos nos exercitando a temperatura do corpo aumenta rapidamente e começamos a suar para eliminar o calor. Neste processo, perdemos líquidos e sais minerais como sódio e potássio, fundamentais para o bom funcionamento do organismo e, se não houver reposição deste líquido o organismo ficará desidratado.

A desidratação reduz o volume do sangue. A freqüência cardíaca aumenta à medida que o coração faz mais esforços para atender ao organismo que tenta manter o suprimento sangüíneo para os músculos ativos e órgãos vitais.

A desidratação causa fadiga precoce e um superaquecimento, por conta do suprimento inadequado de sangue. Isso explica porque a desidratação compromete o desempenho e aumenta o risco do surgimento de doenças provocadas pelo calor.

Até mesmo um pequeno grau de desidratação pode afetar negativamente o desempenho, ainda mais se o exercício estiver sendo realizado em condições ambientais quentes. A desidratação afeta a força muscular, aumenta o risco de cãibras e hipertermia, afeta o desempenho e a recuperação.=

Durante o exercício é preciso evitar a desidratação consumindo uma quantidade de líquidos equivalente a que o organismo está perdendo através do suor. Isto normalmente é um problema já que a sede não é um bom indicador das necessidades hídricas. Geralmente quando estamos com sede é porque nosso organismo já está com um déficit de líquidos de 2% do peso corporal.

No site do GSSI você pode encontrar mais artigos relacionados a hidratação esportiva que podem te ajudar a entender melhor sobre este assunto, são eles:

– Novas idéias para a reidratação durante e após os exercícios no calor.

– Reidratação e recuperação pós-exercício.

– Reposição de fluidos: Posição do Colégio Americano de Medicina.

– Avaliação da hidratação de atletas.

Fonte: GSSI. Acesse o site: www.gssi.com.br.

O site do GSSI está de cara nova!

Com o objetivo de melhorar o compartilhamento de informações e expandir os conhecimentos nas áreas de nutrição e ciências do esporte através de pesquisas sobre hidratação e ciência da nutrição, o site do GSSI foi redesenhado. Com um novo layout, o site do GSSI está mais fácil de usar, com campo de pesquisa de artigos, eventos GSSI, ferramentas interativas e podcasts com comentários de profissionais renomados na área de nutrição e esporte. Acesse o site www.gssi.com.br e se cadastre para receber diretamente no seu email as mais recentes novidades da área do esporte.