Por Ft.David Homsi

Como fisioterapeuta e também praticante de corrida sou contra ao que os cientistas dizem sobre correr descalço. Isso porque, ao correr de tênis tocamos sim com o calcanhar ao solo e com isso diminuímos nossa velocidade. Mas esta afirmação, por exemplo, não cabe aos atletas de elite, que NÃO tocam o solo durante a corrida, aumentando sua velocidade para obter um melhor rendimento. Abebe Bikila, por exemplo, que venceu a maratona de Roma correndo sem tênis, em 1960, também venceu outras maratonas, inclusive batendo recorde mundial, correndo com o tênis.

O que vale lembrar é que durante a atividade física, o impacto da corrida é absorvido entre as estruturas ósseas, musculares, ligamentares e um tênis com bom amortecimento, ajuda diminuir este “estresse” nessas estruturas. Isso pode prevenir futuras lesões.

Mas esse é um assunto que ainda tem muito que falar. Por isso, creio que outras pesquisas na área tendem a serem desenvolvidas para que possamos passar as melhores informações aos praticantes de corrida. Por hora, segue abaixo o vídeo da matéria que aponta os benefícios de correr sem o tradicional tênis.

 

http://video.globo.com/Portal/videos/cda/player/player.swf

fonte: www.globo.com/ee

matéria publicada Esporte Espetacular.