Por GSSI em parceria com Ft.David Homsi

Desidratação

Cansaço e queda na energia – A ingestão de repositores hidroeletrolíticos (isotônicos), com pequenas quantidades de carboidratos, acelera a absorção de líquidos e sais, previne a fadiga e contribui no fornecimento de energia. Evite bebidas carbonatadas e contendo cafeína ou taurina. 

Cãibras musculares – Pare o exercício, faça um alongamento suave e massageie os músculos atingidos pela cãibra. O consumo de repositor hidroeletrolítico que contém sódio (mínimo de 110 mg/ 240 mL) pode reduzir o risco delas ocorrerem. 

Exaustão pelo calor

Tontura, vertigem e calafrios – Faça a reposição de líquidos e sais minerais. A reidratação é indispensável. Descanse em um local fresco e com sombra até que todos os sintomas desapareçam. Se a tontura persistir, deite com as pernas para cima, para promover a circulação para a cabeça e depois procure atendimento médico.

Náusea/dor de cabeça – Descanse em local fresco até que passe a náusea e para aliar a dor de cabeça, deitar-se geralmente ajuda. A reidratação é indispensável. Beba lentamente enquanto a náusea desaparece.  

Insolação

Alta temperatura corporal – Imediatamente resfrie o corpo com água gelada. Verifique o estado de hidratação e procure pronto atendimento médico. 

Convulsão ou perda de consciência – A insolação é uma emergência médica que exige assistência médica imediata. 

Os sintomas acima mencionados de desidratação, exaustão pelo calor e insolação não são cumulativos, o que significa que a pessoa pode apresentar insolação na ausência dos outros sintomas. Procure atendimento médico imediato aos primeiros sinais de sintomas graves ou fora do comum.  

Fonte: GSSI – Gatorade Sports Science Institute