Por GSSI em parceria com Ft.David Homsi

Durante exercícios intensos, jogo ou partida, um praticante de atividade física pode ter rigidez nos músculos e cãibras. Qual a causa das cãibras? Existe cura?

 O que causa cãibras musculares?

Líquidos e o Fator Sódio

Apesar de existirem muitas causas para cãibras musculares, grandes perdas de sódio e líquidos costumam ser fatores essenciais que predispõem as cãibras musculares. O sódio é um mineral importante na iniciação dos sinais dos nervos e ações que levam ao movimento nos músculos. Por isso, um déficit desse elemento e de líquidos pode tornar os músculos sensíveis. Sob tais condições, uma leve tensão e um movimento subseqüente podem fazer o músculo se contrair e se contorcer incontrolavelmente.

Lanches salgados ou um pouco mais de sal vão ajudar a repor o mineral. Consumir bebidas esportivas que contêm uma quantidade adequada de sódio também é uma maneira sutil de repor o sódio.

Como prevenir cãibras

Previna as cãibras antes que elas comecem, fazendo aos atletas as seguintes recomendações:

  1. Beba muito líquido para ficar hidratado durante o exercício;
  2. Reponha níveis de sódio durante os intervalos de exercícios pesados e transpiração abundante com uma bebida esportiva;
  3. Assegure uma recuperação nutricional adequada (particularmente para o sal) e descanse os músculos após um treino intenso.

Soluções rápidas para cãibras

Quando as cãibras aparecerem durante um exercício físico, tome as seguintes medidas:

  1. Alongar. Como as cãibras são normalmente relacionadas à mudança na capacidade de peso, alongamento e exercícios sem peso são tratamentos efetivos.
  2. Massageie a área. Esfregar o músculo afetado pode ajudar a aliviar a dor e também auxilia no estímulo à corrente sangüínea e ao movimento de líquidos na área.
  3. Estimule a recuperação. Descanso e reidratação adequada com líquidos que contenham eletrólitos, particularmente sódio, irão rapidamente trazer melhora.

 

Fonte: GSSI – Gatorade Sports Science Institute