Por Ft.David Homsi

Não basta só olhar para os pés do corredor. É importante observar joelhos e quadril, em movimento e parado’.

É muito importante definir corretamente a maneira como você pisa ao caminhar e correr, é fundamental na escolha do tênis apropriado, evitando lesões e dores posteriores.
Antes de mais nada, é preciso lembrar que teste de pisada não é observar o desgaste da sola do calçado. Isso costuma levar a um diagnóstico errado, do chamado ‘falso supinador’. ‘É preciso analisar quando e como o calcanhar toca o solo’.

Fique atento às características abaixo e, se rolar alguma dúvida, faça um novo teste de pisada, de preferência numa clínica de fisioterapia ou ortopedia.
Pronadores
Pronadores tem a pisada para dentro, apoiando o pé mais internamente. ‘A maioria dos pronadores apresenta joelho valgo, isto é, curvo para dentro. Isso força não só os próprios joelhos, podendo levar a dor e problemas de menisco, como também o quadril’,

Além disso, os casos de pronação costumam ser mais frequente entre as mulheres, devido à anatomia preparada para a gravidez e o parto. ‘O quadril mais largo acaba forçando os joelhos, que se curvam para dentro. Para manter o equilíbrio do corpo, o ponto de apoio dos pés fica mais interno, provocando a pisada pronada’. E ainda completa: ‘Isso é conhecido como joelho em X’.
Supinadores
A pisada supinada é a mais rara dos três tipos. Acontece quando o ponto de apoio do pé é na região mais externa. ‘Nesse caso, o corredor costuma ter joelhos varos, ou seja, abertos’.
Neutros
Os sortudos que têm pisada neutra não apresentam nenhum tipo de desvio ao caminhar ou correr. ‘Os neutros não sofrem nehum desabamento lateral do calcanhar. O pé toca o solo corretamente e o ponto de apoio é central’.
No caso dos neutros, as pressões são equilibradas e suportadas de maneira certa pelos joelhos e quadris.