O Desafio Pilates

Por FT. David Homsi

Desafio! Acho que esta palavra melhor conceitua o PILATES. Fui convidado a participar de uma aula no Pilates StudioFit com o Professor Tim Fleisher, instrutor internacional da STOTT PILATES. A aula realizada foi de Mat (feita no colchão e com acessórios) e teve um foco bem interessante: os homens. Por isso, Tim trabalhou bastante os membros superiores, afinal, nós (homens) sempre queremos ter braços, abdômen e costas definidos.

Durante a aula de Pilates percebi que a cada fase e a cada movimento ensinado pelo Tim era sempre importante observar alguns itens:

CONCENTRAÇÃO: precisei me concentrar a cada movimento. Isso porque foi necessário centralizar toda a força durante o exercício no CORE, além de observar todo grau e amplitude do próprio movimento para executá-lo da melhor forma possível.

CONTROLE: também percebi que o controle dos movimentos é essencial, tornando os movimentos mais harmônicos.

CENTRO DE FORÇA: percebi também que em todos os movimentos passados pelo Professor Tim, a contração da musculatura abdominal torna-se essencial. Com isso eu conseguia realizar os movimentos trabalhando exatamente a musculatura e sem compensações. O que é ótimo para evitar lesões.

Como profissional da saúde percebi que a técnica Pilates é excelente para quem pratica alguma atividade física seja triathlon, corrida de rua e até futebol. Isso porque, é possível realizar durante a aula vários exercícios que utilizam a biomecânica dos esportes citados. Ao fazer esse trabalho complementar é possível ter uma melhor perfomance e um menor desgaste físico durante a atividade, técnicas que também uso para minhas reabilitações. Até aproveitei alguns exercícios do Tim para aplicar num paciente que pratica triahtlon, especificamente o ironman, que adorou.

Um dia após a aula, eu senti a musculatura dolorida. O interessante é que senti também que trabalhei alguns músculos que antes nunca foram “mexidos” ou contraídos. Recomendo a técnica a todos, principalmente se a pessoa praticar algum outro esporte. Com certeza os objetivos desse outro esporte se tornarão mais efetivos. Fica aqui a dica!

Professor Tim e um dos exercícios. (Foto: Chico Audi).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s