Por Ft.David Homsi em parceria com SKARP / STA.CONSTÂNCIA

Hoje fala-se muito em como melhorar a performance dos atletas, diminuir a probabilidade de ocorrer algum tipo de lesão e também como haver uma recuperação seja pós treino e/ou competição.

Além de alongamentos, descanso e um bom condicionamento físico os atletas hoje possuem um forte aliado “os tecidos de compressão”. Mas para que serve estes tecidos? Qual a função dele em nosso organismo?

Como a compressão age em nosso sistema muscular?

A importância da compressão fornecida pela roupa esportiva durante o exercício, a partir do momento em que ela atua sobre um grupo muscular, comprimindo-o de maneira ideal, resulta em:
• Melhor execução do movimento uma vez que o cérebro e o corpo (músculo) tem uma melhor comunicação, evitando assim, as lesões por uso incorreto do movimento.
• Força aplicada com melhor execução, e transferência de força aumentada, através de diminuição da vibração muscular, que também causa desgaste físico e desperdício energético.
• Recuperação mais acelerada após grande esforço físico, pois há uma diminuição dos micro-traumas musculares, que são normais de ocorrer durante o exercício.
• Aumento de micro circulação, fazendo a produção de acido lático ser retardada. Pois o sangue venoso é removido mais depressa, dando lugar ao sangue rico em oxigênio. “Aumento da oxigenação muscular”.