Cuidados na prevenção de lesões do Pólo

Por Ft.David Homsi

O Pólo ganha cada vez mais admiradores e seguidores. Segundo dados da Federação Paulista de Pólo, atualmente existem cerca de 500 jogadores no Brasil e 70 campos voltados para a prática da modalidade no país. Hoje esse esporte tem maior visibilidade e consequentemente um número crescentes de novos adeptos. E isso pode ocasionar também um aumento no número de lesões por falta de conhecimento.

Vale lembrar que assim como o cavalo, o cavaleiro também precisa de um excelente preparo físico para o jogo. Ao longo da partida trabalha-se toda musculatura do corpo, principalmente a musculatura da região interna da coxa, os chamados adutores; os abdominais, com ênfase maior no reto abdominal e oblíquos (devido à biomecânica da “tacada”); musculatura da coluna lombar, importantíssima para manter a postura ereta do cavaleiro e a musculatura do ombro, o chamado “manguito rotador”, que dá estabilidade e força para as “tacadas”.

Por isso, deve-se tomar um extremo cuidado com as musculaturas citadas. Mas também não se pode esquecer o restante do corpo, que deve ser trabalhado da mesma forma. No preparo fora do campo deve-se priorizar a postura (Core), equilíbrios estáticos e dinâmicos em superfícies estáveis e instáveis, trabalho de força, potência e resistência para musculatura da cintura escapular (ombro).

Todo o trabalho de preparação do atleta deve ser feito de forma individualizada e de acordo com as necessidades especificas da modalidade praticada. Esse trabalho, também chamado de “Preventivo”, é de extrema importância, tanto na precaução do aparecimento de lesões, quanto no desempenho do atleta em seu esporte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s