Por Ft.David Homsi

Lesões do manguito rotador:

O manguito rotador é um grupo de músculos formado por: subescapular, supra-espinhoso, infra-espinhoso e redondo menor que passam pela região da cabeça umeral e que tem a função de estabilizar a cabeça do úmero na cavidade glenóide da escápula. Na verdade o “manguito”é a união dos tendões destes 4 músculos acima citados.

11
Fonte: publicação

As principais lesões do manguito rotador é em sua grande maioria devido ao “overuse” e em atividades acima da linha do ombro por períodos prolongados.

As principais lesões podem ocorrer devido:

Lesões por traumatismos local: que são as lesões agudas que ocorrem devido à quedas, acidentes, dentre outros.
Lesões de caráter degenerativo: que são as lesões crônicas que ocorrem devido às atividades por longos períodos com o braço erguido acima da linha do ombro.

Existem diversos graus de lesão do manguito rotador, que pode variar desde uma inflamação (tendinite) até lesões mais graves, como rupturas parcial ou completas:

Os sintomas de uma lesão no manguito rotador podem ocorrer das seguintes formas:

Dor noturna: a noite quando dormimos nosso corpo fica relaxado e com isso ocorre uma certa “decoaptação” da cabeça femoral na cavidade glenóide, causando dor.
Dificuldade de mobilixar o ombro ( na maioria das vezes por dor e não por fraqueza muscular )
Fraqueza muscular devido à diminuição da ADM.

Diagnóstico:

Como em qualquer lesão, a história clínica é de extrema importância como também os exames de RNM e os sintomas do paciente. O raio-x não detecta as lesões do manguito rotador, mas dá para se explorar o tipo de acrômio que a pessoa possui e com isso detectar se ele é do tipo : I, II ou III , SEGUNDO Bigliani.

Em alguns casos o tratamento conservador é super bem vindo, AINF receitados pelo médico responsável, fisioterapia e diminuição da “causa”da lesão ajuda em alguns casos.

Quando o tratamento conservador nãpo surte efeito, a cirúrgia é indicada.

Confiram no próximo artigo sobre cirúrgia e a reabilitação.