Por Ft.David Homsi

Dando continuidade às principais lesões que acometem o joelho do corredor, a dor na região lateral do joelho, também conhecida como Síndrome do Trato Ilio Tibial, ou a sigla STIT.

Provoca dor na região lateral do joelho um pouco acima da superfície articular. Raramente é grave a ponto de necessitar tratamento cirúrgico, mas pode ser extremamente desconfortável e afastar os atletas de suas atividades.

Atletas de corrida são os mais acometidos por esta lesão, mas também ciclistas relatal sentir este tipo de desconforto.

O STIT desliza para frente e para trás sobre o côndilo femoral lateral do joelho quando este movimenta-se em flexão e extensão. É uma patologia causada geralmente por “overuse” (excesso de atividades). Está associada ao tempo (duração) e velocidade das atividades realizadas. Através desses movimentos repetitivos a bursa pode tornar-se inflamada e os sintomas de dor associam-se principalmente durante as atividades esportivas.

Alguns especialistas acreditam que o problema acontece quando os joelhos são arqueados para fora (genovaro), quando os tênis estão mais gastos do lado externo ou quando pratica-se atividades físicas em terrenos IRREGULARES. Outros consideram que certos tipos de pé, tais como pé pronados são causas dessa patologia.

Tratamento: conservador, medicamentoso quando orientado por médico, alongar região lateral da perna, fortalecer músculos da região e um bom condicionamento físico são essenciais para curar este incomodo.