Principais causas afastamento dos atletas nos esportes

Por Ft.David Homsi

As maiores causas de afastamento do atleta de corrida nos treinamentos são as chamadas “dores no joelho”, ocorrem principalmente em mulheres entre as 2ª e 3 década de vida, e está intimamente ligada à sua anatomia que na maioria das vezes é devido ao joelho em “valgo” ou joelho em X ( xis ).

Vou comentar nos próximos posts todas as possíveis dores no joelho que acomete esta atleta, como prevenir e reabilitar da forma com que ela volte ao esporte.

Tendinite no pólo inferior da patela:

Uma das causas da tendinite patelar é o “overuse “ excesso de uso, ou também como fator desencadeante fraqueza da musculatura da perna e falta de alongamentos. Ela é causada por micro traumas repetitivos no desencadear dos treinamentos.

Ela pode ser dividida em 4 fases:

  1. Dor no pólo superior ou inferior da patela, sendo a mais comum no pólo inferior da patela
  2. Dor quando se inicia no dia a dia, como por exemplo subir e descer escadas, dor ao usar salto alto, dor ao estender a perna ap;os longos períodos sentado com ele cruzada
  3. Dor no início da pratica esportiva com leve limitação
  4. Dor durante a pratica esportiva sem limitação
  5. Dor durante a pratica esportiva com limitação
  6. Rutura do tendão, tornando-se incapacitante.

Uma vez diagnosticada a lesão, através de uma ressonância magnética e/ou por exames feitos por um médico especializado, o tratamento torna-se necessário, sempre respeitando a individualidade de cada atleta/pessoa.

Medicamentos podem ser administrados SEMPRE COM ORIENTAÇÃO MÉDICA, e a fisioterapia se inicia, em um primeiro passo para diminuir quadro álgico e trabalhando o déficit do atleta feito na hora da avaliação da fisioterapia.

A fisioterapia é de extrema importância na reabilitação, trabalhamos a diminuição do quadro álgico, reequilibrio muscular, alongamentos e trabalhos do gesto esportivo são importantes para o retorno do atleta aos esportes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s