Fratura por estresse em calcâneo

Por Ft.David Homsi

O calcâneo é o osso mais fraturado do tarso. A fratura do calcâneo pode ocorrer como resultado de quedas, impactos na corrida, esportes de salto ( voley, basquete por exemplo ) ou de lesões torção ou através de um processo patológico, tais como a osteoporose.

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Em atletas de corrida a lesão mais comum no calcâneo é a fratura por estresse. Muito comum em atletas mais pesados e que não utilizam um bom tênis com amortecimento em calcâneo, ou que não tem uma boa biomecânica da corrida ou seja quando ele aterriza com o calcâneo ao solo, ele joga todo o peso dele, diminuindo assima velocidade de sua corrida e também aumentando o impacto sobre a região.

Essas fraturas podem permanecer sem diagnóstico clínico, pois pode não haver nenhuma deformidade óbvia. Muitas vezes, a história do paciente de queda de altura e aterragem em seu calcanhar é útil, mas o exame radiográfico é essencial para confirmar fratura. Portanto, um exame de imagem ( feito por um médico ) é de extrema importância para diagnosticar a fratura ou não.

Em sua grande maioria das vezes ela é bilateral,ela acomete um membro e o atleta começa a aumentar o impacto no contra lateral, causando assim uma lesão bilateral.

O tratamento também é conservador, o atleta para de treinar e começa a fazer fisioterapia. O médico orienta o uso do robofoot e nós fisioterapeuta iremos a cada dia de tratamento aumentar o impacto do calcâneo contra o solo, através da descarga de peso do atleta, sempre de forma gradativa e respeitando o processo fisiológico da lesão em questão – estresse no calcâneo.

Para manter condicionamento do atleta orientamos esportes sem impacto – musculação para membros superiores sem restrições e para membros inferiores com restrições desde que não seja utilizado articulação do pé.

Deeprunning é sempre bem vindo ( corrida na água ).

Na fisioterapia utilizamos laser, ultra som e correntes para analgesia, evoluímos de acordo com quandro sintomático do atleta e passamos a fortalecer a musculatura da perna, alongar e retorno gradativo ao esporte através dos exercícios de propriocepção e do gesto esportivo.

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