Mitos e Verdades sobre Musculação na Corrida

Por Ft.David Homsi

A musculação costumava ser uma atividade física cercada de mitos. Muitas pessoas acreditavam que ao investir no fortalecimento muscular, acabariam ganhando peso e uma aparência pouca delicada. Na verdade este conceito vem sendo combatido e comprovados na pratica, por especialistas e alunos. Hoje ninguém mais duvida que a musculação pode e deve ser considerada uma aliada de quem busca saúde para o corpo, mente e desempenho esportivo.

Com o propósito de melhorar seu desempenho na corrida, a musculação vem sendo muito praticada. Cuidado deve se tomado para que não haja over training (excesso de treino) e com isso ao invés de melhorar rendimento, ele irá diminuir.

  • A musculação, ao contrario do que muita gente diz, acelera o metabolismo no processo de perda de peso
  • A prática não engorda, mas sim, aumenta massa muscular e diminui o percentual de gordura do corpo
  • Um músculo fortalecido resulta em uma melhor postura, principalmente na coluna. Com isso a biomecânica da corrida será melhor, diminuindo assim o stress muscular
  • Adolescentes podem e devem fazer musculação, ela não irá afetar o crescimento desde que seja realizada com critérios e acompanhamento de um profissional qualificado

    Um cuidado para quem pratica a corrida é NÃO exagerar nos treinos da musculação, para que o corredor não se sinta “travado e duro”, dificultando a biomecânica da corrida. Isso pode deixar a cintura escapular dura sem movimentos, causando assim maior desgaste e diminuindo o rendimento na prova.

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