Por David Homsi via webrun.com.br
pés
Existem exercícios que podem ser adotados para evitar lesões nos pés. Foto: Wojciech wolak/Stock.Xchng

Por mais que o atleta de corrida use os pés com certa frequência, as lesões insistem em ocorrer, sejam elas: fasciite plantar, tendinite do tendão calcâneo, esporão de calcâneo, tendinite de fibulares e fraturas por stress são as mais frequentes.

As lesões acontecem devido a alguns fatores, tais como: fatores extrínsecos, ou seja, não relacionados ao atleta propriamente dito, como por exemplo, excesso de treino (overtrainning), treinos longos em subidas, descidas, aumento súbito de velocidade do treino bem como distância também. No que diz respeito aos fatores intrínsecos, ou seja, ligados diretamente ao atleta, temos: joelho em valgo (joelho em X), pronação excessiva dos pés (calcâneo pronado), atletas que aterrissam com o calcanhar na corrida.

Veja abaixo alguns exercícios básicos que devem ser adicionados em seu treinamento diário e com isso prevenir futuros incômodos:

Thera band é uma das formas de fortalecer as estruturas que agem nos pés e tornozelos, usamos muito também o atleta parado (sentado) com calcanhar ao solo e batendo a ponta dos pés contra o solo (isso fortalece o tibial anterior, previne canelite e fraturas por stress na tíbia). Outro exercício, sem theraband, é com os pés no solo e puxar com a ponta dos dedos uma toalha, por exemplo, (isso fortalece a planta dos pés, prevenindo fasciite plantar).

Exercícios com thera band para tornozelo:

Neste exercício o atleta força os pés para as laterais, fortalecendo assim os fibulares. É possível também colocar os pés para baixo fortalecendo panturrilha.