Hidratação e Performance: promovendo fitness e saúde

Susan Kundrat, M.S., R.D., L.D.

Indivíduos envolvidos em um programa de exercícios para promover fitness e saúde podem aprender a maximizar seus esforços nos treinos e beneficiar-se mais aprendendo a abastecer seu organismo com os alimentos e líquidos apropriados.

Líquidos: Mantendo-se Hidratados

– Se houver muita perda de líquidos pelo suor sem reposição, essas pessoas correm o risco de apresentar desidratação.

– Praticantes de exercício de todas as faixas etárias têm risco aumentado de apresentar desidratação. Crianças ou adultos mais velhos são suscetíveis à desidratação e devem prestar atenção especial a sua ingestão de líquidos.

– A desidratação pode diminuir a disposição e comprometer o desempenho. Mesmo uma perda de 2% do peso corporal através do suor (ou seja, 1,5 para um indivíduo que pese 72 kg) pode representar um problema. A manutenção adequada da hidratação é importante para todos que praticam esportes.

Hidratação para Melhorar os Exercícios

Os praticantes devem conhecer o valor de sua taxa de suor.

Como a taxa de suor pode variar dependendo do indivíduo, do clima e da intensidade do exercício, devem medir:

Quanto de seu peso perdem durante o exercício (em gramas)
+
Quanto de líquido ingerem durante o exercício (em mL)
=
A quantidade que DEVEM beber para repor as perdas pelo suor

Pessoas que se exercitam em ambiente muito quente arriscam-se a apresentar desidratação. Quanto mais longa for a sessão de exercícios, maior o risco, que também aumenta se houver mais que uma sessão em um dia. A seguir apresentamos algumas orientações sobre como evitar a desidratação e obter o máximo de um treino geral de exercícios:

– Lembre-se de ingerir líquidos durante o dia. Isso pode ser facilmente realizado, basta pegar uma bebida esportiva logo pela manhã e depois usar bebedouros, geladeiras e bebidas disponíveis em lanchonetes como motivadores para ingerir líquidos durante o dia todo.

– Hidrate-se!!! Indivíduos ativos devem procurar ingerir pelo menos 500 mL (2 copos) de líquidos, 2 a 3 horas antes do exercício e mais 250 mL (1 copo), 10 a 20 minutos antes.

– Lembre-se dos carboidratos. Muitas pessoas que se exercitam hesitam em usar as bebidas esportivas durante seus treinos, pois não querem as calorias adicionais. Entretanto, pesquisas recentes mostraram que o consumo da quantidade de carboidratos presentes em uma bebida esportiva durante o exercício pode limitar a ingestão calórica durante o restante do dia.

Fonte: GSSI (Gatorade Sports Science Institute)

www.gssi.com.br