Por David Homsi

Conselho de amigo: treinos bem realizados evitam contratempos.

Muitos corredores abandonam provas por conta de lesões que poderiam ser evitadas com treinamentos e planejamento corretos

Uma matéria publicada no ano passado antes da realização de uma das principais corridas de rua do mundo me chamou atenção: “Lesão tira milhares de inscritos da Maratona de Nova York”. O texto informava que, segundo os organizadores da prova, dos 60 mil inscritos, 15 mil não chegariam ao final dela devido a alguma lesão.

Para evitar esse tipo de contratempo, em meus artigos, palestras ou bate-papos com meus atletas -seja em clínica ou em treinamento-, aconselho sempre: faça um trabalho de base, um bom treinamento preventivo e siga seu treinador. Cuidado ao elevar sua distância da corrida e sua velocidade, respeite o seu corpo e, principalmente, o seu treinamento.

corrida de rua maratona de nova york saber parar desistir (Foto: Getty Images)
Muitos corredores abandonam provas por conta de lesões que podem ser evitadas (Foto: Getty Images)

Muitos atletas ainda insistem em seguir planilhas de revistas, seguir seu colega em treinamento, dentre outras tantas técnicas nas quais não há um acompanhamento profissional. Cuidado, pois seus dias na corrida podem não ser tão duradouros.

Procure sempre um profissional especializado, faça sua planilha de provas que você gostaria de correr, evite sobrecarregar seu calendário de provas, lembrando sempre de que prova é prova, treino é treino.

No meu dia a dia clínico, as lesões que mais atendo são consequência de “overtrainning” (excesso de treino). Respeite seu corpo, saiba seus limites, dê um passo de cada vez. Corra 5 km, 10 km, uma meia maratona e depois se arrisque numa maratona. Mas, para isso, conte sempre com um profissional especialista para lhe orientar.

Bons treinos!

Quer fazer alguma pergunta para os especialistas do Eu Atleta? Então clique aqui e entre em contato.

David Homsi é especialista em Fisioterapia Esportiva e Músculo-Esquelética e atende atletas profissionais de corrida e triatlo.