Dor em diversos pontos do corpo? Cuidado, pode ser fibromialgia

Esse problema gera fadiga intensa, acompanhada pela diminuição de capacidade física, e uma sensação de inchaço dos membros

Por David Homsi

artigo publicado no site www.globo.com/euatleta em minha coluna semanal

A fibromialgia pertence ao grupo das síndromes de dor músculo-esquelética idiopática difusa, sendo caracterizada por dor músculo-esquelética generalizada e prolongada, rigidez nos tecidos moles (músculos e tendões) e fadiga intensa.

Esse problema surge principalmente em adultos, ocorrendo raramente em crianças, e nestes casos predomina em adolescentes. As mulheres são afetadas mais frequentemente que os homens. As crianças com esta doença compartilham muitas características com as que sofrem da síndrome de dor músculo-esquelética idiopática (idiopática significa causa indefinida).

Sinais e sintomas

Os pacientes queixam-se de dor difusa e generalizada por todo o corpo. A intensidade da dor é subjetiva. A dor acomete ambos os lados do corpo e nas extremidades superiores e inferiores dos membros. O sono é irregular e, pela manhã, os pacientes têm a impressão de despertar de um sono não reparador, ou seja, a pessoa acorda cansada.

Outra queixa importante é a de fadiga intensa, acompanhada pela diminuição de capacidade física. Os pacientes relatam frequentemente queixas generalizadas, como dores de cabeça, uma sensação de inchaço dos membros (apenas a sensação, pois o inchaço não é observado de fato) e entorpecimento.

Estes sintomas causam ansiedade, depressão, e muitas faltas à escola. O diagnóstico é feito através de exame físico e história do paciente. A presença de dor generalizada em quatro áreas de corpo, durando mais de três meses, em conjunto com dor à palpação em 11 de 18 pontos sensíveis verificados no exame clinico são as características que permitem o diagnóstico.

Os pontos sensíveis são identificados pelo médico e mensuráveis por pressão do dedo polegar, o que é tão eficaz como o “dolorímetro”, um instrumento especial que avalia a dor por meio de compressão dos pontos sensíveis.

No que se diz respeito ao tratamento, saber a causa é um indício importante na prescrição dos exercícios e como realizá-los. Um objetivo importante é a diminuição da ansiedade produzida pela doença, explicando ao paciente e família que, embora a dor seja intensa e real, não há lesão nas articulações, nem uma doença física séria.

A terapia é determinada por uma abordagem multidisciplinar (equipe com especialistas em áreas diferentes) e se baseia numa intervenção tendo em vista três objetivos distintos:

• O primeiro é mais importante, consiste em iniciar um programa de treinamento cardiovascular progressivo, sendo o melhor exercício a natação.

• O segundo objetivo é começar uma psicoterapia de apoio individualmente ou em um grupo.

• Finalmente, alguns pacientes podem precisar de medicamentos para restabelecer o sono. O uso de uma almofada especial, que mantém o apoio do pescoço durante o sono, pode ajudar.

David Homsi é especialista em Fisioterapia Esportiva e Músculo-Esquelética e atende atletas profissionais de corrida e triatlo.