Por Bebel ClarkRio de Janeiro
www.globo.com/euatleta
Corredor que é corredor sempre gosta de variar os exercícios, com o objetivo de ganhar fortalecimento muscular e melhorar a performance. Para isso, o atleta se vale de intervalados e tiros para aumentar a velocidade, além dos longões para ganhar força e resistência. Acontece que, para imprimir um maior condicionamento e fortalecimento físico, é importante variar os treinos. É aí que entram as ladeiras e subidas, responsáveis por reforçar os músculos das coxas, quadril e pernas, e aumentar a resistência aeróbia dos atletas, fundamentais para fazer um melhor tempo naquela prova tão aguardada.

atletas corrida ladeira Eu Atleta (Foto: Getty Images)
Treinos em ladeiras aumentam resistência e força, mas é preciso ter cautela (Foto: Getty Images)

Segundo o treinador Sérgio Macuco, os treinamentos em ladeiras devem ser realizados de maneira gradual, iniciando com poucas repetições, distâncias curtas e moderada intensidade. O aumento no número de repetições e no percurso só deve ocorrer na medida em que o atleta se sentir confortável para tal.

– É fundamental procurar um especialista da área para ajudar nos treinamentos, pela especificidade dos mesmos, pois se não tiver orientação, o exercício pode ser extremamente lesivo. Vale ressaltar que a subida não é lesiva, ela fortalece. A descida que é perigosa, pois aumenta o impacto e a velocidade tende a subir, obrigando o atleta a segurar o movimento.

Juliana Salgado Corrida Eu Atleta treino em ladeiras (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)
Juliana Salgado ama ladeiras (Foto: Arquivo Pessoal)

Existem algumas estratégias e dicas para não transformar ladeira em tortura. A principal é nunca se preocupar com o fim da subida. Evitar olhar para o chão e fixar o olhar em um ângulo de 45º ajuda a fugir do desgaste psicológico. Manter o tronco projetado para a frente e uma boa movimentação de braços, para facilitar a impulsão, também são importantes. Fazer uma elevação maior dos joelhos para poder entrar com a planta do pé no solo e não com a ponta (o que irá sobrecarregar os tendões dos tornozelos e joelhos), prestar atenção na respiração e evitar bater papo durante a corrida são ingredientes de um treino campeão.

A atleta Juliana Salgado, de 24 anos, é defensora entusiasta da prática.

– Adoro fazer subidas, porque além de ganhar força muscular, melhora muito a capacidade cardiovascular. Ultimamente estou fugindo dos treinos no plano, no asfalto, e estou preferindo subidas e trilhas. Comecei a participar mais de provas cross-country e corridas de montanha, primeiro porque entro mais em contato com a natureza, tendo mais prazer ao correr, segundo porque reduzi a canelite que havia adquirido nos treinos em asfalto. É ótimo.

Segundo o fisioterapeuta David Homsi, colunista do “Eu Atleta” especialista em Fisioterapia Esportiva e Músculo-Esquelética, é preciso ter cuidado nas ladeiras.

– Nas ladeiras, o corredor utiliza mais a musculatura que age contra o movimento, ou seja, os músculos estabilizadores, mais profundos, responsáveis por transferir a força que aplicamos nas passadas, de uma perna para a outra. Por conta disso, o impacto é maior nas articulações do joelho e tornozelo, causando maior risco de lesões (veja na tabela abaixo), principalmente em atletas que iniciam a prática e não realizam treinos de fortalecimento e alongamento muscular.

euatleta - lesões de subida (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)

Preparação e cuidados

Para quem está pensando em participar de uma prova com elevação acentuada, a preparação deve ser diferenciada, específica e gradual, como os treinos de velocidade. É o que ensina Sérgio Macuco.

A subida não é lesiva, ela fortalece. A descida que é perigosa”
Sérgio Macuco

– Hoje temos esteiras ergométricas modernas que facilitam o treino indoor, podendo programar a inclinação para determinada distância. Por exemplo, para se trabalhar força, recomenda-se usar tiros curtos de 100 a 300m, com uma inclinação de 10% a 15%, e para focar a resistência aeróbia, distâncias de 600 a 1000m, com inclinação de 6% a 8%.

Porém, atenção! O treinador ensina que os treinos em ladeira devem ser limitados a uma vez por semana.

– Uma carga maior do que essa tende a produzir sérias lesões nos músculos e articulações.

Para evitar problemas, David Homsi dá dicas de cuidados para os treinos e as provas em ladeiras.

– Respeitar o seu corpo e colocar em prática o treinamento, sem fazer novos experimentos e táticas, ter a musculatura da perna bem forte e alongada, e utilizar um tênis adequado, com bom amortecimento, principalmente para atletas acima do peso.