Por David Homsi

www.globo.com/euatleta
David Homsi Fisioterapia – Reabilitação – Ortopedia – Trauma do Esporte

Fisioterapia Esportiva / Reabilitação Ortopédica

Muitos atletas/maratonistas me perguntam em meu consultório sobre algumas dores e lesões que podem ocorrer após sua primeira maratona. Seguem abaixo as principais dúvidas relacionadas à primeira maratona:

Se o atleta está com muitas dores musculares ou articulares, o que deve ser feito logo após a prova e nos dias seguintes?

Muito comum em provas longas o atleta ter a chamada DMT – Dor Muscular
Tardia. Recomenda-se alongamento leve, não precisa alongar além da amplitude normal de cada articulação, exercícios na água (deeprunning), gelo (20 minutos) em média três a quatro vezes ao dia, meias e/ou legging de compressão, além de massagem ajudam muito na recuperação muscular e articular.

Em quanto tempo o atleta está pronto para voltar ao treino?

De 24 a 48 horas o atleta poderá retornar aos treinos, evitando um estresse muscular muito grande na primeira semana pós-maratona.

Quais as atividades que podem ser feitas nesse período de recuperação?

Deeprunning, bike ergométrica (sem carga), caminhadas em terreno confortável (grama, por exemplo) e hidroginástica.

Se houve alguma lesão por causa do esforço da prova, quais os procedimentos?

Primeiramente, NUNCA se automedicar. Caso o incômodo persista, procure um profissional especializado (médico), massagem e fisioterapia.

Quais os problemas mais comuns pós-maratona?

Desidratação, dores musculares generalizadas, em alguns casos, dor na região anterior do joelho (na região do tendão patelar) e dores na panturrilha.

A prevenção sempre é o melhor remédio. Se durante a prova você sentir demasiado cansaço, diminua a velocidade, tente realizar caminhadas e se, mesmo assim, o cansaço persistir, as pernas ficarem pesadas, e houver dificuldade em respirar, procure pelas ambulâncias espalhadas ao longo da maratona.

Veja o que deu de errado em sua prova, converse com seu treinador, para que isso não aconteça em outra maratona.

As perguntas foram elaboradas com auxílio da jornalista e fotógrafa Fernanda Paradizo.