Exercícios Preventivos na Prática dos Esportes

David Homsi Fisioterapia – Reabilitação – Ortopedia – Trauma do Esporte

Fisioterapia Esportiva / Reabilitação Ortopédica

Hoje muito se fala em lesões e como preveni-las, mas o brasileiro tem em sua cultura procurar um tratamento apenas quando o diagnóstico e/ou uma lesão está instalada. Pouco se trabalha a prevenção de possíveis lesões, seja no ambiente de trabalho, ou durante a prática de atividade esportiva.
Um grande aliado nos treinos são os exercícios, feitos e elaborados por fisioterapeutas, que irão complementar o treino específico e o treino de musculação, com o intuito de prevenir possíveis lesões. Além disso, esses exercícios podem diminuir possíveis dores musculares, conhecidas com DMT, ou seja, Dor Muscular Tardia.
Alguns exercícios comuns que utilizo em meu dia a dia no intuito de prevenir lesões são:

  • Bom condicionamento físico
  • Força muscular
  • Alongamento muscular estático e dinâmico
  • Treino equilíbrio x força
  • Trabalhos funcionais e posturais
  • Trabalho “educativo” de acordo com o esporte
  • Cross-trainning (corredores de maratonas e ultramaratonas)
  • Bandagem terapêutica – therapy taping
  • Melhoramento da amplitude do movimento – melhorar técnica e desempenhoApós 14 anos de formação na área, cuidando de atletas, aprendendo em congressos da área esportiva  adquiri técnicas que visa melhorar a qualidade do gesto esportivo. O profissional trabalha de forma preventiva e tem o conhecimento do esporte fazendo um programa de exercícios específicos ao que o atleta pratica, visando fortalecimento de estruturas musculares essenciais para a prática de seu esporte.

    Como dito anteriormente, desenvolvi um programa de prevenção de lesões baseado nas últimas técnicas mundiais. Os exercícios prescritos são funcionais, simulam os movimentos do esporte específico e visam melhorar a estabilidade, o equilíbrio e a ativação muscular, prevenindo e melhorando ainda o desempenho e o gesto esportivo.

    Os exercícios são divididos em níveis e o esportista evolui de acordo com sua capacidade de executar os movimentos com maior precisão e com menos gasto energético, melhorando assim seu desempenho. O objetivo da fisioterapia hoje não é apenas tratar lesões pré-estabelecidas ou pós uma cirurgia, o fisioterapeuta atua hoje prevenindo estas possíveis lesões e com isso fazendo com que o atleta tenha uma melhora em sua pratica esportiva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s