David Homsi Fisioterapia – Reabilitação – Ortopedia – Trauma do Esporte

Fisioterapia Esportiva / Reabilitação Ortopédica

Os 21km ou a famosa meia maratona tornou se objetivos para atletas que querem correr os 42km da maratona e na grande maioria dos treinamentos esta prova de 21km está imbutido nele.

Neste fim de semana na cidade  de Brasília-DF teremos uma meia maratona do circuito Golden4, uma prova rápida, plana e atletas utilizam ela para triturar seus recordes pessoais, com isso um cuidado deve ser tomado: o aparecimento de lesões durante a corrida.

Mas quais são estas lesões que podem levar o atleta a abandonar ou até mesmo não terminar com o tempo que queria este tipo de prova? As lesões são as famosas dores musculares, ela pode ocorrer durante um sprint para ultrapassar ou não ser ultrapassado, pode ocorrer por falta de um bom aquecimento pré prova e também devido à carga de treinamentos que o atleta tem durante a semana, onde ele não descansa o corpo e consequentemente seus músculos.

Quando isso ocorre no meio da prova, diminua o ritmo, tente soltar a musculatura e devagar volte ao seu ritmo de prova, se a dor persistir tente sentir se ela esta tão forte quanto da 1ª vez ou com menos intensidade, volte a relaxar, diminuir o ritmo e tente novamente voltar a seu ritmo normal.

Uma vez que a dor torna se incapacitante ou insuportável pare imediatamente, este abandono pode resultar em uma menor lesão e seu retorno a pratica esportiva será bem mais rápido desde que você procure saber o que exatamente ocorreu, procure seu médico de confiança e faça os exames por ele receitados.

Lembre se sempre: por mais que a prova seja rápida e com possibilidade de recorde pessoal no tempo final, faça o que foi lhe dado nos treinos, obedeça seu corpo e tudo que seu treinador lhe orientou.

Boa prova à todos, quero compartilhar com todos vocês aquele sorriso na linha de chegada.