Por David Homsi

Fisioterapia Esportiva / reabilitação / FISIOTERAPIA

As meias, manguitos e bermudas de compressão foram criadas para ajudar a reduzir a sensação de cansaço e peso nas pernas e braços após provas e treinos longos, diminuindo o risco de lesões. Elas têm a função de barreira elástica para os músculos da panturrilha, braços e pernas comprimindo a musculatura e melhorando o retorno venoso, que aumenta o fluxo sanguíneo na região. Por conta disso, há uma maior oxigenação e remoção de lactato, responsável pela regeneração mais rápida da área afetada.

A eficácia cientificamente comprovada do uso dos tecidos de compressão é dada após os treinos e  provas, para reduzir o inchaço e promover a rapidez na recuperação muscular em 38%, segundo o fisioterapeuta David Homsi. Existem atletas que utilizam as tecidos antes e durante as competições, mas não há comprovação de que este uso realmente funcione.

Confeccionados em série e de forma padronizada, os modelos três quartos podem ser encontrados no mercado nos tamanhos P, M, G e GG, disponíveis nos comprimentos curto, normal e longo. Embora varie de produto para produto, seguidas todas as recomendações de uso e conservação, os tecidos têm sua compressão garantida de quatro a seis meses, e devem apresentar, no mínimo, 18% de elastanoAcima de 21%, pode dificultar a circulação sanguínea e prejudicar o praticante.

ACIMA DE 21% O TECIDO CAUSA GARROTE DIFICULTANDO A OXIGENAÇÃO SANGÜÍNEA.

“Um estudo feito pela Celafiscs (Centro de estudo da medicina do esporte, em São Paulo) com orientação e supervisão do Dr. Turíbio Leite feita com triatletas comprova que os tecidos de compressão só funcionam após o esforço físico. Elas retardam a Dor Muscular Tardia (DMT), e são excelentes, pois a compressão deixa a fibra muscular mais unida, favorecendo a oxigenação e tornando a recuperação mais rápida”

Sabendo disso, cuidado ao utilizar os tecidos sem quaisquer orientações.

Por David Homsi

Fisioterapia Esportiva – Reabilitação