Irei postar 10 dicas de como evitar/prevenir desconfortos que possam levar a lesões.

1 – Aqueça

www.davidhomsi.com.br

david@davidhomsi.com.br

Não importa se seu tempo é curto. Você terá que usar parte dele para dizer a seu corpo que ele vai começar um novo esforço. “O aquecimento é a primeira parte da atividade física e visa preparar o indivíduo, tanto de maneira física e fisiológica, como também psicológica para o exercício, visando prevenir lesões e criando as alterações necessárias no organismo para que possa suportar um treinamento, uma competição ou mesmo uma atividade destinada ao lazer”, explica o ortopedista David Homsi. “O aumento da temperatura corporal melhora o padrão de recrutamento muscular, desde que o aquecimento seja específico”, aponta o treinador Renato Dutra. Isso quer dizer: ande em ritmo acelerado ou trote por aproximadamente 5 minutos, antes mesmo de alongar.

São 5 minutos que vão prevenir, principalmente, as lesões musculares. “O ideal é que o aquecimento seja feito de forma específica e com intensidade gradativa. Por exemplo, se o corredor for realizar tiros em subida, então deverá trotar 5min e fazer mais 5min subindo e descendo uma ladeira, em intensidade progressivamente maior.”

Para Homsi, opções como pedalar na bicicleta ergométrica ou mesmo pular corda são interessantes. “Assim, o indivíduo promove um aumento da temperatura corporal, fator importante antes do início da atividade física propriamente dita, pois trás uma série de benefícios, tais como:

* aumento do metabolismo;

* aumento de fluxo sanguíneo local;

* aumento da oxigenação dos músculos;

* aumento da velocidade de transmissão dos impulsos nervosos;

* diminuição do tempo de relaxamento muscular após a contração;

* aumento da velocidade e da força de contração muscular;

* melhora da coordenação;

* aumento da capacidade das articulações de suportar cargas.

Estes benefícios dão ao indivíduo capacidade de retardar a fadiga, aumentar a coordenação neuromuscular, tornar os tecidos menos suscetíveis a danos e, consequentemente, reduzir o potencial das lesões”, opina.

Como se não fosse suficiente, o aquecimento ainda potencializa a atividade em si. “Sua falta pode fazer com que o rendimento durante a prática da atividade física diminua, faz com que o atleta demore mais para colocar seu condicionamento ideal para o esporte e também a probabilidade de ocorrerem lesões musculares quando a musculatura for exigida em demasia.”