10 passos para exorcisar lesões – DICA 7 – Tenha dias de descanso

DICA 7 – Tenha dias de descanso

Quem nunca ouviu falar que a evolução só vem se respeitarmos o treino, a alimentação e o descanso? Muitas vezes deixados de lado, na ânsia de se obter resultados rápidos, os dias de folga garantem o subsídio para melhorar o rendimento. “O descanso dá o tempo que o corpo precisa para adaptar-se aos treinos. Encontrar o tempo de recuperação do atleta é um misto de ciência e arte”, define Dutra. “A recuperação entre as séries de um exercício, entre os exercícios e entre as sessões de treinamento é um fator tão importante quanto o próprio treinamento. Os períodos de descanso permitidos entre as séries e entre os exercícios durante uma sessão são em grande parte determinados pelos objetivos do programa de treinamento”, opina Homsi.

Para melhorar em qualquer tipo de prática esportiva e não correr o risco de se expor às lesões decorrentes do overtraining, o respeito ao tempo necessário para que as transformações adaptativas aconteçam é fundamental. “Isso ocorre entre 24 e 48h após seu treino. É um dos fatores pelos quais é de extrema importância ter um professor de educação física acompanhando o atleta, pois ele saberá modificar, montar as planilhas para que haja esta recuperação”, afirma Homsi.

E, quando falamos em recuperação, não é necessariamente ficar um dia todo de pernas para o ar. “Dependendo do nível do corredor e de seus objetivos, pode ser um trote ou na bike, mas o fato é que isso previne todo tipo de lesão”, avalia Silva.

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