A Importância da Hidratação

Por GSSI em parceria com Ft.David Homsi

O consumo adequado de líquidos antes, durante e depois a prática de uma atividade física é uma prática nutricional de fundamental importância para otimizar o desempenho e proteger a saúde e o bem-estar de quem está se exercitando.

Nosso corpo é formado basicamente de água, que corresponde a 60% do nosso peso. Quando estamos nos exercitando a temperatura do corpo aumenta rapidamente e começamos a suar para eliminar o calor. Neste processo, perdemos líquidos e sais minerais como sódio e potássio, fundamentais para o bom funcionamento do organismo e, se não houver reposição deste líquido o organismo ficará desidratado.

A desidratação reduz o volume do sangue. A freqüência cardíaca aumenta à medida que o coração faz mais esforços para atender ao organismo que tenta manter o suprimento sangüíneo para os músculos ativos e órgãos vitais.

A desidratação causa fadiga precoce e um superaquecimento, por conta do suprimento inadequado de sangue. Isso explica porque a desidratação compromete o desempenho e aumenta o risco do surgimento de doenças provocadas pelo calor.

Até mesmo um pequeno grau de desidratação pode afetar negativamente o desempenho, ainda mais se o exercício estiver sendo realizado em condições ambientais quentes. A desidratação afeta a força muscular, aumenta o risco de cãibras e hipertermia, afeta o desempenho e a recuperação.=

Durante o exercício é preciso evitar a desidratação consumindo uma quantidade de líquidos equivalente a que o organismo está perdendo através do suor. Isto normalmente é um problema já que a sede não é um bom indicador das necessidades hídricas. Geralmente quando estamos com sede é porque nosso organismo já está com um déficit de líquidos de 2% do peso corporal.

No site do GSSI você pode encontrar mais artigos relacionados a hidratação esportiva que podem te ajudar a entender melhor sobre este assunto, são eles:

– Novas idéias para a reidratação durante e após os exercícios no calor.

– Reidratação e recuperação pós-exercício.

– Reposição de fluidos: Posição do Colégio Americano de Medicina.

– Avaliação da hidratação de atletas.

Fonte: GSSI. Acesse o site: www.gssi.com.br.

O site do GSSI está de cara nova!

Com o objetivo de melhorar o compartilhamento de informações e expandir os conhecimentos nas áreas de nutrição e ciências do esporte através de pesquisas sobre hidratação e ciência da nutrição, o site do GSSI foi redesenhado. Com um novo layout, o site do GSSI está mais fácil de usar, com campo de pesquisa de artigos, eventos GSSI, ferramentas interativas e podcasts com comentários de profissionais renomados na área de nutrição e esporte. Acesse o site www.gssi.com.br e se cadastre para receber diretamente no seu email as mais recentes novidades da área do esporte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s