Uma das coisas mais importantes para se viver uma atividade “outdoor” é evitar as lesões. Dependendo do local, o atendimento e os primeiros socorros podem demorar a chegar, por isso a prevenção é o melhor remédio.

Quando um atleta vai praticar uma atividade outdoor, é importante que  esteja familiarizado com o local da competição, onde ele poderá encontrar possíveis armadilhas. A alimentação, hidratação, aquecimento prévio e pós competição são alguns elementos que o ajudarão a prevenir lesões durante o esforço físico. Durante a prática esportiva, não basta apenas um corpo saudável. É fundamental ter uma atitude saudável, respeitando os procedimentos de segurança, o meio ambiente, os outros e a própria vida. Mesmo pessoas experientes, acostumadas a atividades de aventura, devem respeitar todas as regras com atenção, para não correrem riscos desnecessários.

Aquecimento e alongamento – Como foi dito anteriormente, aquecimento prévio e alongamento ajudarão o atleta a prevenir lesões, mas tenho absoluta convicção,  pelo fato de vivenciar em minha prática diária na clínica, que isto não é levado a sério e um grande número de atletas não considera a importância dessas preliminares.


A primeira dica, é nunca manter a posição de alongamento por mais que 30 a 35 segundos, pois a partir deste período o músculo não terá mais o alongamento, e sim um relaxamento, que é impróprio aos atletas. Por meio do alongamento pode-se obter uma melhora na resistência, no alongamento muscular e na mobilidade das articulações,  como também no estímulo a coordenação e o equilíbrio.

A flexibilidade é de suma importância para um melhor desempenho. Todo exercício de alongamento melhora a flexibilidade. Alongar-se, portanto, é de fundamental importância para a diminuição da rigidez e encurtamento muscular, condições limitantes dos movimentos.

Quando feitos de maneira adequada os alongamentos trazem os seguintes benefícios:

  • reduzem as tensões musculares;
  • relaxam o corpo;
  • proporcionam maior consciência corporal;
  • deixam os movimentos mais soltos e leves;
  • previnem as lesões;
  • preparam o corpo para atividades físicas;
  • ativam a circulação.

    Como deve ser feito?

    A respiração é fundamental: quando se respira fundo, aumenta-se o relaxamento muscular. É a respiração que dá o ritmo ao exercício e por isso deve ser lenta e profunda.

    Deve-se respeitar os seus limites. Forçar o alongamento pode causar lesões nos músculos e tendões. Não se preocupe em alongar até o limite. Aos poucos, você vai ganhar flexibilidade.

    Regularidade e relaxamento são ingredientes obrigatórios para um bom alongamento. Os alongamentos conseguem esse resultado porque aumentam a temperatura da musculatura e por produzirem pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que revestem os músculos.

    Conheça mais sobre “alongamento“:

    Torções – Uma das lesões mais comuns durante a prática dos esportes de aventura é a torção. A entorse pode ser uma sobrecarga grave, estiramento ou laceração de tecidos moles como a cápsula articular, ligamentos, tendões ou músculos. Porém, esse termo é frequentemente usado como referência específica a lesão de um ligamento, recebendo a seguinte graduação:

  • Grau I – ligamento preservado, dor leve ligamentar e edema local.
  • Grau II – frouxidão ligamentar, dor intensa, edema difuso + hematoma.
  • Grau III – ruptura ligamentar parcial ou total, provável fratura por avulsão, dor intensa, instabilidade, edema difuso e hematoma.

    O fatores determinantes para que o atleta tenha um entorse de tornozelo são: musculatura fraca, tênis inadequado, ligamentos frouxos do tornozelo, dentre outros.