Por Ft.David Homsi

Pubalgia é uma condição médica caracterizada pela ocorrência de dor na região do púbis ( osso do quadril ). Pode ser causada por intensos treinos físicos, causando inflamações e consequentemente dores, sendo estas muitas vezes incapacitantes. Necessita de um diagnóstico diferencial pois possui os mesmos sintomas de uma distensão muscular e a análise médica torna se imprescindível.

Os principais síntomas são as dores na região do púbis, dor quando o atleta faz abdominais, dor ao levantar se, dor ao tossir e espirrar, aumento da dor quando dáse apoio unipodal ( com um dos pés apenas ) e em exercícios de alta intensidade “corrida por exemplo “, dor muscular na musculatura adutora ( lado de dentro da perna ), dores na região lombar.

Uma vez diagnosticada a pubalgia torna se necessário o tratamento imediato, pois caso ela venha tornar se crônica seu tratamento fica um tanto quanto complicado e uma cirúrgia não é descartada. A pubalgia crônica tem como principais causas o encurtamento dos músculos posteriores da coxa, a sobrecarga à musculatura adutora da coxa e a fraqueza dos abdominais.

O diagnóstico é feito através de uma análise sintomática associada

a uma minuciosa avaliação biomecânica de fatores intrínsecos, relacionados com o próprio atleta e de fatores extrínsecos, relacionados diretamente com a prática desportiva.

O tratamento da publagia é conservador, pede se ao atleta que pare seus treinos por completo, medicamentos como antiinflamatórios são necessários ( prescritos por médicos ) e a fisioterapia torna se uma aliada ao atleta. Faz se fisioterapia diariamente e consiste em alongamentos da musculatura adutora, abdominal, e paravertebrais, faz se necessário um equilíbrio muscular entre estas estruturas, crioterapia e também utilizamos a eletroterapia, bandagens funcionais ( therapy taping ).

Geralmente percebe-se uma melhora em questão de semanas, mas há casos que acarretam-se por meses, havendo até, a necessidade de cirurgia. Dado a região do púbis estar ligada à coluna vertebral, o tratamento errado da pubalgia pode acarretar em lesões na região lombar e aumento das dores.