Por Ft. David Homsi

Além da agradável sensação de pedalar, o ciclismo é um esporte indicado para quem quer jogar fora aquelas gordurinhas indesejadas.
Por ser um esporte com características aeróbicas o ciclismo é excelente para quem quer perder peso. Os ciclistas movimentam ao mesmo tempo grandes grupos musculares.  Num exercício prolongado, consome mais energia e consequentemente queima se mais gordura. Como  a atividade física é estressante ( para alguns ) o ciclismo é uma boa dica para quem quer iniciar um exercício.
A bicicleta tem uma relação importante com a dimensão do corpo do atleta ( deve estar ajustada como um tênis se ajusta ao pé ). O banco possui uma altura ideal para cada biotipo de pessoa, de acordo com o tamanho de sua perna. Não pode estar muito baixo e nem muito alto, evitando assim lesões indesejadas em joelho e coluna lombar.
Para isso, aconselho que a pessoa faça um BIKEFIT, que nada mais é do que ajustar seu corpo à sua bike.
A vestimenta também é de extrema importância, ela deve ser a mais leve possível para permitir a troca de calor, possibilitando a evaporação do suor e assim manter a temperatura corpórea estável.
A utilização de capacete é OBRIGATÓRIA, pois pode evitar complicações em casos de quedas. Cuidado ao andar de bike de chinelo e/ou descalço, você pode tentar se apoiar e com isso machucar-se, uma sapatilha é o ítem mais recomendado.
Hidratação é de extrema importância, tenho postado mensalmente artigos sobre a importância de manter se hidratado ( veja este artigo da GSSI ).
Os horários de treinamentos devem ser preferencialmente no início do dia e/ou final do dia, proteger-se com protetores solar ajuda muito, ainda mais em cidades de clima quente, prevenindo câncer de pele.
Para um bom condicionamento físico e perda de peso, recomenda-se pedalar 3x por semana entre 1 e 1 hora e 30 min.