Por Ft.David Homsi

As maiores causas de afastamento do atleta de corrida nos treinamentos são as chamadas “dores no joelho”, ocorrem principalmente em mulheres entre as 2ª e 3 década de vida, e está intimamente ligada à sua anatomia que na maioria das vezes é devido ao joelho em “valgo” ou joelho em X ( xis ).

Vou comentar nos próximos posts todas as possíveis dores no joelho que acomete esta atleta, como prevenir e reabilitar da forma com que ela volte ao esporte.

Tendinite no pólo inferior da patela:

Uma das causas da tendinite patelar é o “overuse “ excesso de uso, ou também como fator desencadeante fraqueza da musculatura da perna e falta de alongamentos. Ela é causada por micro traumas repetitivos no desencadear dos treinamentos.

Ela pode ser dividida em 4 fases:

  1. Dor no pólo superior ou inferior da patela, sendo a mais comum no pólo inferior da patela
  2. Dor quando se inicia no dia a dia, como por exemplo subir e descer escadas, dor ao usar salto alto, dor ao estender a perna ap;os longos períodos sentado com ele cruzada
  3. Dor no início da pratica esportiva com leve limitação
  4. Dor durante a pratica esportiva sem limitação
  5. Dor durante a pratica esportiva com limitação
  6. Rutura do tendão, tornando-se incapacitante.

Uma vez diagnosticada a lesão, através de uma ressonância magnética e/ou por exames feitos por um médico especializado, o tratamento torna-se necessário, sempre respeitando a individualidade de cada atleta/pessoa.

Medicamentos podem ser administrados SEMPRE COM ORIENTAÇÃO MÉDICA, e a fisioterapia se inicia, em um primeiro passo para diminuir quadro álgico e trabalhando o déficit do atleta feito na hora da avaliação da fisioterapia.

A fisioterapia é de extrema importância na reabilitação, trabalhamos a diminuição do quadro álgico, reequilibrio muscular, alongamentos e trabalhos do gesto esportivo são importantes para o retorno do atleta aos esportes.