Perguntas realizadas pela Fotógrafa e Jornalista Fernanda Paradizo
Muitos atletas/maratonistas me perguntam em meu consultório sobre algumas dores e lesões que podem ocorrer após sua primeira maratona.
Segue abaixo as principais dúvidas relacionadas à primeira maratona:
- Se o atleta está com muitas dores musculares ou articulares, o que deve ser feito logo após a prova e nos dias seguintes?
R: Muito comum em provas longas o atleta ter a chamada DMT – Dor Muscular
Tardia. Recomenda-se alongamento leve, não precisa alongar além da amplitude normal de cada articulação, exercícios na água (deeprunning), gelo (20 minutos) em média três a quatro vezes ao dia, meias e/ou legging de compressão, massagem ajudará muito na recuperação muscular e articular. - Em quanto tempo o atleta está pronto para voltar ao treino?
R: De 24 a 48 horas o atleta poderá retornar aos treinos, evitando um estresse muscular muito grande na primeira semana pós maratona.
- Quais as atividades que podem ser feitas nesse período de recuperação?
R: Deeprunning, bike ergométrica (sem carga), caminhadas em terreno confortável (grama, por exemplo) e hidroginástica.
- Se houve alguma lesão por causa do esforço da prova, quais os procedimentos?
R: Primeiramente NUNCA se automedicar. Caso o incômodo persista procure um profissional especializado (médico), massagem e fisioterapia são sempre bem vindas.
- Quais os problemas mais comuns pós maratona?
R: Desidratação, dores musculares generalizadas, alguns casos dor na região anterior do joelho (na região do tendão patelar), dores na panturrilha, são as causas mais comuns de dores pós maratona.
A prevenção sempre é o melhor remédio, se durante a prova você sentir se demasiado cansado, diminua a velocidade, tente realizar caminhadas e se mesmo assim o cansaço persistir, as pernas pesadas, dificuldade em respirar, procure pelas ambulâncias espalhadas ao longo da maratona.
Veja o que deu de errado em sua prova, converse com seu treinador e com certeza em outra maratona, nada disso irá acontecer.
As perguntas foram elaboradas com auxílio da jornalista e fotógrafa Fernanda Paradizo.