Por Ft.David Homsi

CORREDORES
Uma dorzinha aqui, outra acolá, um músculo que ‘pega’ depois do oitavo quilômetro, aquela fisgada na panturrilha quando o percurso é íngreme… todo corredor tem um rosário de dores familiares, que aparecem com certa freqüência e geralmente não incomodam muito, apenas o lembram do esforço físico. Entretanto, por ser uma atividade de alto impacto e totalmente viciante, a corrida produz algumas lesões que pedem atenção e tratamento. Nada grave: a tríade fisioterapia, descanso e gelo costuma resolver. ( IMPORTANTE ORIENTAÇÃO DE SEU MÉDICO/FISIOTERAPEUTA E PROFESSOR )
O fisioterapeuta David Homsi sobre as mais comuns que acometem os corredores:

Entorses de tornozelo
Corredor de rua já sabe: volta e meia um buraco aparece no caminho e lá se vai o pé, pisando meio fora, meio dentro e estirando ou até mesmo rompendo os ligamentos do tornozelo. Em geral, gelo e repouso são suficientes para reduzir a inflamação e cicatrizar a cartilagem lesionada. Entretanto, se a dor for muito intensa e persistir é importante procurar um ortopedista ( especialista em pé e tornozelo ) que avalie a lesão e libere o retorno aos treinos.
Tendinite no tendão de Aquiles
Tendão de Aquiles é o ligamento que vai do calcanhar até a panturrilha. Quando inflamado, provoca dor durante caminhadas e trotes curtos, dor pela manhã e mesmo sua ruptura parcial pode necessitar de cirurgia. ( Por orientação médica )
Para tratar procure um ortopedista e um fisioterapeuta, reduza treinamentos em ladeiras e aplique gelo. Em alguns casos, os treinos têm que ser abandonados por um período, para que o tendão seja totalmente recuperado.
Dor patelo-femural – Síndrome da dor patelo femural ( dor anterior no joelho )
É a dor mais comum entre corredores – talvez por ser mais chata de todas e de difícil indicação: a dor é difusa, ocorre no joelho como um todo e o corredor não sabe indicar exatamente onde é o ponto dolorido. Além disso, pode aparecer horas após o treino, como durante uma sessão de cinema em que a perna fica na mesma posição.
Trata-se de uma inflamação na articulação ( estruturas que compõem a articulação joelho ) que une a patela do joelho e o fêmur, o osso da perna. Ocasionada por falta de alongamento e excesso de treinos, o tratamento é super simples: alongue-se bastante, antes, durante e depois do treinamento, e fortaleça os músculos das pernas com sessões de musculação na academia, focando especialmente o quadríceps femural (parte anterior da coxas). Caso a dor persista, orientação m;edica torna-se necessária.
Canelite
Mais uma das campeãs entre corredores, a canelite é uma dorzinha que aparece na região da frente da canela e se intensifica se o treino é feito em subidas. Como em quase todas as lesões, é resultado de alongamento mal feito e excesso de esforço. Gelo e antiinflamatórios sob prescrição médica costumam resolver o problema.
Importante lembrar também que é importante fazer um aquecimento antes de pegar pesado na corrida e que usar um tênis adequado ao seu biotipo e à sua pisada é fundamental para evitar qualquer problema.

Fasciite Plantar
A fáscia plantar é uma faixa de tecido conjuntivo que revesteo músculo flexor dos dedos, na planta do pé. Geralmente o corredor se queixa de uma dorzinha próxima ao arco do pé ou ao calcanhar quando esse tecido está inflamado. Isso pode acontece em casos de super-pronação ou falta de alongamento.
Isso mesmo, alongamento do pé. Para alongar a fáscia plantar, utilize uma bolinha e massageie toda a sola, dos dedos ao calcanhar, após a corrida. E utilize um tênis adequado à sua pisada.
Metatarsalgia
Um nome complicado para uma das reclamações mais freqüentes entre corredores: a inflamação na parte frontal da sola do pé, onde os ossos metatarsais se conectam aos dedos. A sensação é semelhante a se pisar constantemente sobre uma pedrinha e a dor pode ser bem intensa, a ponto de dificultar uma simples caminhada.
A metatarsalgia ocorre por um problema no alinhamento dos ossos metatarsais, agravado pela corrida ou também a algum tipo de pé que o atleta solta uma descarga de peso exagerada nesta região. Use uma almofada metatarsal entre a palminha e o pé, na região que dói. Ela irá ajudar a amortecer o impacto sobre o local. E uma palmilha personalizada sob medida à você também ajuda nestes casos.
Neuroma
Os neuromas não são exclusivos de corredores; mulheres que exageram no salto alto são as vítimas preferenciais. Aparece como uma dor na parte frontal do pé, entre o segundo e o quarto dedos, com perda de sensibilidade e até formigamento. Importante: dói mais quando calçado do que quando descalço, e melhora se o pé é massageado.
O neuroma é causado por nervos pinçado ou irritados na parte frontal do pé, devido a movimentação exagerada dos ossos metatarsais. Aqui também vale o uso de almofadas metatarsais que complementem o amortecimento do próprio tênis.
Se a dor for persistente, procure um médico para exames mais apurados.