Por Ft.David Homsi

A periostite, síndrome do estresse tibial ou também chamada de “Schin Splint ” é conhecida popularmente por canelíte.

Além da corrida, esta patologia pode estar presente em vários outros esportes principalmente com saltos ( voley, basquete por exemplo ).

No início a dor é difusa e você sente ao toque dos dedos na região da canela. Além da dor, o edema pode estar presente em alguns casos. Inicialmente a dor é aliviada com o repouso ( sem atividade física e piora com a atividade física, em casos crônicos a dor pode tornar se constante, mesmo em repouso) Pode haver ainda uma dor com a elevação dos dedos do pé ou pela movimentação contra resistência do tornozelo.

Principais Causas


 – Na presença de uma pisada pronada excessiva – pronador severo (para dentro) a biomecânica da marcha ou corrida é alterada gerando um estiramento do músculo sóleo medial. Essa hiperpronação combinada com o impacto repetitivo gera a canelite na borda interna e posterior da perna, induzida por tração muscular.

– Fraqueza da musculatura anterior da perna ( tibial anterior ) também é considerada uma das causas da canelite.

– Aumento das distâncias da corrida repentinamente pode causar a canelite

– Corridas em subidas excessivas causa um estresse maior na canela

– Calçado duro ( sem amortecimento ) associado à corridas por longos períodos em solo duro pode causar também a canelite.

Tratamento e Exames Complementares

Síntomas de dor prolongada na região da canela sugere uma atenção especial, procure um médico do esporte e tire suas dúvidas.

Uma vez diagnosticada a “canelite” através de exames de imagem ( RNM – Ressonância Magnética ) o tratamento se inicia.

– medicamentos sempre por orientação médica

– fisioterapia: essencial para uma melhora e cura da patologia, utilizamos correntes analgésicas, tais como: TENS ( estimulação elétrica transcutânea ), U.S pulsado em fase aguda de dor, terapia através do laser e crioterapia, gelo em média de 3 a 4x ao dia por 20 minutos.

– em uma fase avançada incia-se exercícios de fortalecimento muscular, pliometria e retorno gradativo ao esporte.