Por David Homsi
Um grande aliado nos treinos são os exercícios, feitos e elaborados por fisioterapeutas, que irão complementar o treino específico e o treino de musculação, com o intuito de prevenir possíveis lesões. Além disso, esses exercícios podem diminuir possíveis dores musculares, conhecidas com DMT, ou seja, Dor Muscular Tardia.
Alguns exercícios comuns que utilizo em meu dia a dia no intuito de prevenir lesões são:
- Bom condicionamento físico
- Força muscular
- Alongamento muscular estático e dinâmico
- Treino equilíbrio x força
- Trabalhos funcionais e posturais
- Trabalho “educativo” de acordo com o esporte
- Cross-trainning (corredores de maratonas e ultramaratonas)
- Bandagem terapêutica – therapy taping
- Melhoramento da amplitude do movimento – melhorar técnica e desempenho
Após 10 anos de formação na área, montei uma técnica que visa melhorar a qualidade do gesto esportivo. O profissional trabalha de forma preventiva e tem o conhecimento do esporte fazendo um programa de exercícios específicos ao que o atleta pratica, visando fortalecimento de estruturas musculares essenciais para a prática de seu esporte.
Como dito anteriormente, desenvolvi um programa de prevenção de lesões baseado nas últimas técnicas mundiais. Os exercícios prescritos são funcionais, simulam os movimentos do esporte específico e visam melhorar a estabilidade, o equilíbrio e a ativação muscular, prevenindo e melhorando ainda o desempenho e o gesto esportivo.
Os exercícios são divididos em níveis e o esportista evolui de acordo com sua capacidade de executar os movimentos com maior precisão e com menos gasto energético, melhorando assim seu desempenho. O objetivo da fisioterapia hoje não é apenas tratar lesões pré-estabelecidas ou pós uma cirurgia, o fisioterapeuta atua hoje prevenindo estas possíveis lesões e com isso fazendo com que o atleta tenha uma melhora em sua pratica esportiva.