Por GSSI Gatorade Sports Science Institute em parceria com Ft.David Homsi
Autoria: Linda Petlichkoff, Ph.D., professora, Departamento de Cinesiologia, Boise State University
(Boise, ID).
David Homsi Fisioterapia – Reabilitação – Ortopedia – Trauma do Esporte
Fisioterapia Esportiva / Reabilitação Ortopédica
Quando a maioria dos atletas fala sobre melhorar a disputa, eles tendem a concentrar suas
atenções em habilidades físicas, estratégias de jogo e chegar ao “pico” na hora certa da
temporada. Infelizmente, quando os esportistas se dedicam apenas a esses aspectos, estão se
esquecendo de outros ingredientes essenciais – nutrição esportiva apropriada, hidratação e
preparação mental.
Atletas que deixam de ter uma dieta apropriada e/ou que não se mantêm hidratados durante a
prática e os jogos irão sentir falta da autoconfiança necessária para competir. Além do mais, eles
podem se ocupar de pensamentos negativos e autodestrutivos quando sentem falta de energia
para competir. A compreensão do que leva ao melhor desempenho do atleta é essencial para o
sucesso. Aqui estão alguns exercícios para ajudar na preparação de atletas:
Espelhe-se em desempenhos passados
Os atletas devem escrever por que eles se sentiram tão bem sucedidos. Quais eram os
pensamentos antes da competição? Durante a competição? Qual a confiança que tinham em
participar da competição?
Compare essas anotações com uma situação em que eles não se saíram tão bem quanto gostariam.
Quais as diferenças?
Conheça a face do jogo
Qual o nível de estímulo os atletas precisam para ter o melhor desempenho? Pergunte aos atletas
se eles estavam muito ou pouco estimulados quando jogaram mal. Eles se ocuparam de
pensamento positivo quando jogaram bem? Eles se concentraram no desempenho em vez do
resultado quando tiveram um bom desempenho?
Mantenha um jornal de esportes ou um registro de treino
Jornais fornecem aos atletas um mecanismo para escrever informações específicas sobre diferentes
aspectos da preparação. Os fatores que cada atleta escolhe para avaliar podem ser diferentes em
relação a outros atletas do time – e está OK! Cada qual expõe, ao seu modo, os motivos do sucesso
ou fracasso.
Concentre-se nos aspectos que o atleta pode controlar
Freqüentemente, os atletas se preocupam com coisas que não podem controlar (juízes, multidõesoponentes). Esse tipo de preocupação apenas interfere no desempenho. Em lugar disso, dediquese a aspectos como treinamento físico e mental, adotar uma dieta apropriada antes da competição
e manter-se hidratado.
Pratique o pensamento positivo
Você conhece um atleta que seja seu pior inimigo pessoal ou seu maior fã? Faça os atletas
desenharem uma linha vertical no meio de um pedaço de papel. No lado direito, os atletas devem
anotar tudo o que eles falam que seja negativo sobre desempenho, práticas e competições. No
lado esquerdo, devem anotar tudo o que é positivo. Repita por alguns dias. O que esses esportistas
descobriram sobre eles mesmos? Pergunte como eles podem transformar os pontos negativos em
positivos.
Individualize o programa
Estimule os jogadores a fazer a si mesmos, as seguintes perguntas para ajudar a personalizar seus
próprios programas:
1. Alimentei-me o suficiente hoje para me dar a energia de que preciso? Tomei líquido suficiente
para ter o melhor desempenho?
2. Que posso fazer para aprender a relaxar, controlar minha ansiedade, usar a imaginação mental
ou pensamento positivo?
3. Como me sinto preparado? O que preciso fazer para tirar o máximo proveito do meu
treinamento?
Fonte: GSSI (Individualize o programa
Estimule os jogadores a fazer a si mesmos, as seguintes perguntas para ajudar a personalizar seus
próprios programas:
1. Alimentei-me o suficiente hoje para me dar a energia de que preciso? Tomei líquido suficiente
para ter o melhor desempenho?
2. Que posso fazer para aprender a relaxar, controlar minha ansiedade, usar a imaginação mental
ou pensamento positivo?
3. Como me sinto preparado? O que preciso fazer para tirar o máximo proveito do meu
treinamento?
Fonte: GSSI (Gatorade Sports Science Institute)
Acesse: www.gssi.com.br)
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