Por Fernando Rianho em parceria com Fisioterapeuta David Homsi

Fisioterapeuta David Homsi
Fisioterapia Ortopedia e Reabilitação

Nas atividades do dia-a-dia devemos manter uma postura adequada ao realizá-las afim de evitar desconfortos e lesões. Na prática esportiva, isso não é diferente. E nem na bicicleta!

O ajuste correto do posicionamento do ciclista na bicicleta, conhecido como Bike Fit, é muito importante tanto para ciclistas quanto triatletas. E apesar de ambos os esportes utilizarem a bicicleta, o ajuste deve ser realizado de forma diferente com o objetivo diferente de cada modalidade.

Mas o que é o Bike Fit? “Bike Fit é o casamento entre bicicleta e ciclista”, como diria Andy Pruitt, um dos pioneiros e criador do método Body Geometry de Bike Fit. O bike fit é o ajuste perfeito da bicicleta para o ciclista, levando em conta suas características únicas da anatomia e biomecânica. O posicionamento adequado é essencial para prevenção de lesões, eficiência maximizada, e melhor conforto e satisfação durante a pedalada. Todo corpo é diferente, e seu posicionamento na bicicleta deve ser realizado de acordo com sua biomecânica e objetivos na prática esportiva.

Qualquer pessoa que decida encarar desde um passeio à uma competição com conforto, livre de lesões, e com utilização correta da musculatura para melhor performance com o menor dispêndio de energia deve realizar um Bike Fit. Sendo para um ciclista profissional ou entusiasta, realizar um bike fit adequado é uma maneira efetiva e econômica de melhorar sua performance.

Atualmente o ciclista encontra diferentes profissionais, especializados em diferentes métodos, e que utilizam diferentes ferramentas. A ferramenta mais precisa na atualidade é o sistema Retül, que ao invés de analisar o ciclista enquanto o mesmo está apenas sentado (e parado!) na bicicleta, realiza a análise enquanto o ciclista está em movimento, provendo ao profissional dados extremamente precisos sobre o posicionamento do ciclista durante a pedalada.

Mas para aproveitar todo o potencial de uma ferramenta de extrema precisão, o profissional precisa de conhecimento de como utilizá-la, e de como aproveitá-la para oferecer o melhor para o cliente, sendo muito importante entender e conhecer os objetivos, histórico esportivo e de lesões, queixas que o ciclista tenha, e realizar uma avaliação cinético-funcional do ciclista antes mesmo da avaliação na bicicleta.

Para a avaliação na bicicleta, o sistema Retül utiliza sensores posicionados em 8 pontos anatômicos chave durante a atividade da pedalada. Com a análise do ciclista realizada bilateralmente e em diferentes cargas, os ajustes identificados como necessários (ajuste dos tacos no caso de uso da sapatilha, altura e posicionamento do selim, cockpit, etc) são realizados e continuamente avaliados, até a definição do posicionamento final do ciclista. Para garantir que os ajustes realizados sejam mantidos no caso de manutenções ou viagens, ao final da sessão as medidas da bicicleta são digitalizadas para o sistema Retül, gerando um relatório com as medidas dos pontos de contato do ciclista com a bicicleta.

A continuidade e variação das cargas de treinamento, alterações posturais, lesões, trocas de peças, e desconfortos novos são fatores que devem ser levados em conta pelo ciclista para a necessidade de uma reavaliação de seu posicionamento, que deve ser realizada à cada cerca de 1 ano.

Independente da ferramenta utilizada, procure um profissional especializado e certificado, que com sua experiência possa oferecer o melhor para você. E lembre-se de escutar as dicas que o profissional der: certas dores e desconfortos e podem ter origem fora da bicicleta, e podem ser ocasionadas devido a problemas posturais ou desequilíbrios musculares, e devem ser tratadas com seu treinador, médico, ou fisioterapeuta.

www.davidhomsi.com.br

Fisioterapia Esportiva / Reabilitação