Uma das mais comuns patologias de quem pratica corrida de rua, dor no polo inferior da patela, geralmente ocorre devido a um esforço demasiado além do normal. O atleta consegue exatamente apontar o local da dor, que ocorre quando ele sobe ou desce escadas, extende a perna após lingos períodos com ele dobrada e também quando ele agacha e levanta.

Esta patologia é conhecida como tendinite patelar ou runners knee, É encontrada também em indivíduos que apresentam alteração da fomoropatelar, o que pontencializa a possibilidade do aparecimento da tendinite mesmo com atividade física moderada. As mulheres estão maus susceptíveis a este incomodo.

O local mais comum da patologia é o pólo inferior da patela (65%), mas pode haver patologia no pólo superior (25%) e na inserção tendinosa no tubérculo (10%).

Sabendo diferenciar a dor:

A classificação da manifestação clínica da tendinite do tendão patelar é útil para uma graduação da gravidade do quadro.

Grau 1 – dor apenas após atividade, sem limitação funcional
Grau 2 – dor no início da atividade, desaparecendo após o aquecimento, retornando após atividade ou a fadiga.

A diferença anátomo-patológica entre os graus 3 e 4 é a ruptura, devendo portanto ser um alerta importante as manifestações clínicas no grau 2 para 3 e, principalmente, no grau 3 para 4.

Diagnostico:

Feito através da historia clinica do atleta e tempo de dor, avaliação clinica também consegue esclarecer o caso.

Tratamento:

Anti inflamatórios orientado por medico, alongamentos, em dores crônicas parar atividade esportiva, fisioterapia, gelo por 20min várias vezes ao dia. Fortalecimento muscular quando a dor diminuir.